Mapas conceituais: um estudo sobre aprendizagem em aulas de ciências

Autores

  • Itatiana Barbara Novak Wendt
  • Edson Schroeder Departamento de Educação - Universidade Regional de Bllumenau (FURB).

Resumo

A partir da Teoria da Aprendizagem Significativa proposta por Ausubel e colaboradores e do
conceito de mapas conceituais de Novak realizamos uma pesquisa em aulas de ciências com estudantes da sexta série, em Blumenau (SC), no desenvolvimento do tema “Biodiversidade animal da Floresta Atlântica”. O objetivo foi avaliar o fenômeno da aprendizagem em aulas de ciências, na construção de mapas conceituais por meio do software Cmap Tools - versão 5.03, voltado especificamente para a construção de mapas conceituais. Os dados para a análise foram obtidos a partir de exercícios, dos mapas conceituais elaborados pelos estudantes e pelo diário de campo dos pesquisadores. Como importante etapa nos processos de construção dos conhecimentos, evidenciamos a participação da professora de ciências, com suas orientações coletivas e individuais. Os resultados indicam que, no processo de construção dos mapas, os estudantes conseguiram estabelecer relações conceituais argumentadas, transformando qualitativamente seus conceitos originais associados ao tema estudado.

Biografia do Autor

Itatiana Barbara Novak Wendt

Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) (2002).

Edson Schroeder, Departamento de Educação - Universidade Regional de Bllumenau (FURB).

Possui graduação em Ciências Biológicas, mestrado em
Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1993) e doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professor pesquisador na Universidade Regional de Blumenau.

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Publicado

2010-11-01

Edição

Seção

Artigos