Mapas conceituais: um estudo sobre aprendizagem em aulas de ciências

Autores/as

  • Itatiana Barbara Novak Wendt
  • Edson Schroeder Departamento de Educação - Universidade Regional de Bllumenau (FURB).

Resumen

A partir da Teoria da Aprendizagem Significativa proposta por Ausubel e colaboradores e do
conceito de mapas conceituais de Novak realizamos uma pesquisa em aulas de ciências com estudantes da sexta série, em Blumenau (SC), no desenvolvimento do tema “Biodiversidade animal da Floresta Atlântica”. O objetivo foi avaliar o fenômeno da aprendizagem em aulas de ciências, na construção de mapas conceituais por meio do software Cmap Tools - versão 5.03, voltado especificamente para a construção de mapas conceituais. Os dados para a análise foram obtidos a partir de exercícios, dos mapas conceituais elaborados pelos estudantes e pelo diário de campo dos pesquisadores. Como importante etapa nos processos de construção dos conhecimentos, evidenciamos a participação da professora de ciências, com suas orientações coletivas e individuais. Os resultados indicam que, no processo de construção dos mapas, os estudantes conseguiram estabelecer relações conceituais argumentadas, transformando qualitativamente seus conceitos originais associados ao tema estudado.

Biografía del autor/a

Itatiana Barbara Novak Wendt

Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) (2002).

Edson Schroeder, Departamento de Educação - Universidade Regional de Bllumenau (FURB).

Possui graduação em Ciências Biológicas, mestrado em
Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1993) e doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professor pesquisador na Universidade Regional de Blumenau.

Publicado

2010-11-01

Número

Sección

Artigos