Os documentos governamentais brasileiros nas listas de referências de artigos sobre formação de professores na área de educação em ciências: uma análise das citações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2021.e74115

Resumo

Esta pesquisa é consequência da expressiva presença de documentos governamentais em referências de artigos sobre formação de professores publicados na área brasileira de Educação em Ciências. A fim de obtermos respostas que ajudam a delinear os diferentes aspectos que envolvem essa presença e, assim, construirmos um conhecimento teórica e empiricamente fundamentado sobre o tema, a nossa pesquisa foi norteada pela seguinte. pergunta: O que indicadores analíticos de citação nos ajudam a entender quanto ao predomínio de documentos governamentais brasileiros em artigos sobre formação de professores na área de Educação em Ciências? A pesquisa foi subsidiada por técnicas e procedimentos metodológicos dos estudos denominados de análise de citação, que apresentam bases estatísticas e bibliométricas. O corpus foi constituído por cinco importantes periódicos brasileiros da área de Educação em Ciências. A pesquisa fez emergir alguns aspectos relevantes, dentre outros, que os documentos governamentais parecem ter uma ascendência de autoridade referencial junto a pesquisadores da área.

Biografia do Autor

Tamires Novais Gonsalves, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Licenciada em Pedagogia e Mestre em Educação Científica e Formação de Professores pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Julio César Castilho Razera, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor titular do Departamento de Ciências Biológicas (DCB). Docente credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG/ECFP), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). ORCID: 0000-0003-0547-7898.

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2021-11-16

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