Os documentos governamentais brasileiros nas listas de referências de artigos sobre formação de professores na área de educação em ciências: uma análise das citações
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2021.e74115Resumo
Esta pesquisa é consequência da expressiva presença de documentos governamentais em referências de artigos sobre formação de professores publicados na área brasileira de Educação em Ciências. A fim de obtermos respostas que ajudam a delinear os diferentes aspectos que envolvem essa presença e, assim, construirmos um conhecimento teórica e empiricamente fundamentado sobre o tema, a nossa pesquisa foi norteada pela seguinte. pergunta: O que indicadores analíticos de citação nos ajudam a entender quanto ao predomínio de documentos governamentais brasileiros em artigos sobre formação de professores na área de Educação em Ciências? A pesquisa foi subsidiada por técnicas e procedimentos metodológicos dos estudos denominados de análise de citação, que apresentam bases estatísticas e bibliométricas. O corpus foi constituído por cinco importantes periódicos brasileiros da área de Educação em Ciências. A pesquisa fez emergir alguns aspectos relevantes, dentre outros, que os documentos governamentais parecem ter uma ascendência de autoridade referencial junto a pesquisadores da área.
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