O valor posicional no sistema de numeração decimal: um estudo com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2021.e75571Abstract
O presente artigo tem como objetivo apresentar resultados encontrados, ao longo de uma pesquisa de mestrado, a respeito dos conhecimentos mobilizados acerca do valor posicional no Sistema de Numeração Decimal (SND), por alunos de nove anos de idade. Como pressupostos teóricos, utilizamos as contribuições das pesquisas de Lerner e Sadovsky; Zunino e Brandt, que abordam a construção do valor posicional no SND por alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Baseados em uma metodologia qualitativa, aplicamos um instrumento composto por seis atividades. Os participantes mobilizaram conhecimentos relacionados à sequência numérica, aos critérios de comparação de Lerner e Sadovsky, ao valor posicional e à influência da numeração falada no registro escrito dos números. De acordo com as análises realizadas, podemos inferir que a construção do conhecimento sobre o valor posicional no SND é um processo longo e progressivo, não se resumindo a memorizar a sequência numérica.
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