O conteúdo de genética e as experiências didáticas relatadas na literatura: uma revisão sistemática dos trabalhos do ENPEC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2021.e75878

Resumo

O presente trabalho objetivou analisar formas de abordagem didática de Genética propostas para o Ensino Médio ou para a formação de professores/as, por meio de uma revisão sistemática das experiências didáticas relatadas no Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino em Ciências (ENPEC), bem como discutir se as propostas em questão estão de acordo com os sentidos do pluralismo epistemológico e do multiculturalismo crítico. O estudo caracterizou-se como uma revisão sistemática da literatura, para a qual foram selecionados 22 trabalhos publicados em nove edições do ENPEC. A análise dos artigos seguiu os princípios da análise de conteúdo, que tem como finalidade principal a interpretação das comunicações, por meio de procedimentos sistemáticos de descrição das mensagens. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de planejar, desenvolver e avaliar intervenções didáticas no ensino de Genética abarcando as dimensões conceitual, procedimental e atitudinal do conteúdo, ao passo que discutem temas culturais e políticos.

Biografia do Autor

Isabela Santos Correia Rosa, Universidade Federal da Bahia

É doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências, pela Universidade Federal da Bahia. É professora de Biologia do estado de Sergipe. Tem experiência na área de Ensino de Biologia e análise do discurso crítica, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores/as, ensino intercultural e pesquisa colaborativa de inovações educacionais.

Rosiléia Oliveira de Almeida, Universidade Federal da Bahia

É doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. É professora associada do Departamento de Educação II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Atua nas áreas de Educação em Ciência e Ensino de Biologia, sendo seus principais temas de interesse: aprendizagem escolar, educação intercultural, educação ambiental, formação de professores/as e pesquisa colaborativa de inovações educacionais.

Referências

ALMEIDA, Felipe de Lima; GOMES, Mariana de Souza; DIAS, Márcia Adelino da Silva; CAVALCANTE, Fabrício André Lima; SILVA, Maria Simone Medeiros Araújo da. A inovação metodológica no ensino de Biologia como ferramenta na abordagem de células-tronco. In: ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências, 8., 2011, Campinas. Anais. São Paulo: UNICAMP. p. 1-11.

APOSTOLOU, Alexandros; KOULAIDIS, Vasilis. Epistemology and science education: a study of epistemological views of teachers. Research in Science & Technological Education, v. 28, n. 2, p. 149-166, 2010.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 5.ed. Lisboa: Edições 70, 2009. 281p.

BELMIRO, Michel Stórquio; BARROS, Marcelo Diniz Monteiro de. Ensino de Genética no ensino médio: uma análise estatística das concepções prévias de estudantes pré-universitários. Revista Práxis, v. 9, n. 17, p. 95-102, 2017.

BONZANINI, Taitiâny Kárita; BASTOS, Fernando. Concepções de alunos do ensino médio sobre clonagem, organismos transgênicos e projeto genoma humano. In: ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 5., 2005, Bauru. Anais. São Paulo: USP. p. 1-13.

CLÉMENT, Pierre. Didactic transposition and the KVP model: conceptions as interactions between scientific knowledge, values and social practices. In: CARVALHO, Graça Simões. Summer School: Programme & Synopses. Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho, Braga, Portugal, p. 9-18, 2006.

COBERN, Willian W.; LOVING, Cathleen C. Defining “science” in a multicultural world: Implications for science education. Science Education, v. 85, p. 50-67, 2000.

COLL. César. Marc Curricular per a l’Ensenyament Obligatori. Barcelona: Generalitat de Catalunya, 1986. 113 p.

COSTA, Lívia Carvalho da; SICCA, Natalina Aparecida Laguna. O processo curricular sobre a temática dos transgênicos no ensino de Biologia: as concepções dos alunos. In: ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências, 10., 2015, Águas de Lindóia. Anais. São Paulo: Hotel Majestic. p. 1-7.

COSTA, Fernanda de Jesus; SANTOS, Nayara da Silva; CHAVES, Andréa Carla Leite. Estudos preliminares sobre a utilização de recursos multimodais no Ensino de Biologia Molecular no Ensino Médio. In: ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências, 8., 2011, Campinas. Anais. São Paulo: UNICAMP. p. 1-12.

DRIVER, Rosalind; NEWTON, Paul; OSBORNE, Jonathan. Establishing the Norms of Scientific Argumentation in Classrooms. Inc. Sci Ed, n. 84, p. 287-312, 2000.

EL-HANI, Charbel Niño; MORTIMER, Eduardo Fleury. Multicultural education, pragmatism, and the goals of science teaching. Cult Stud of Sci Educ, v. 2, p. 657-702, 2007.

FERREIRA, Cristiane Pereira; PAIVA, Renanda; JUNGER, Thais; TAVARES, Cristhian; GOLDBACH, Tânia; MERHY, Thiago Saide Martins. Brincando com a dificuldade do ensino da Genética. In: ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências, 11., 2017, Florianópolis. Anais. Santa Catarina: UFSC. p. 1-11.

FRANÇA E SILVA, Dolanei de Souza; FRENEDOZO, Rita de Cassia. A Utilização de filmes na mediação da aprendizagem de temas sobre a aplicação do conhecimento genético no ensino de Biologia. In: ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências, 8., 2011, Campinas. Anais. São Paulo: UNICAMP. p. 1-12.

GOLDBACK, Tânia; EL-HANI, Charbel Niño. Entre receitas, programas e códigos: metáforas e ideias sobre genes na divulgação científica e no contexto escolar. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.1, n.1, p. 153-189, 2008.

GRIFFITHS, Anthony J. F. et al. Introdução à Genética. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

INFANTE-MALACHIAS, María Elena; PADILHA, Itácio Queiroz de Mello; WELLER, Mathias; SANTOS, Silvana. Comprehension of basic geneticconcepts by brazilian undergraduate students. Revista Electrónica de Ensañanza de las Ciencias, v. 9, n. 3, p. 657-668, 2010.

JANN, Priscila Nowaski; LEITE, Maria de Fátima. Jogo do DNA: um instrumento pedagógico para o ensino de Ciências e Biologia. Ciências & Cognição, v. 15, n. 1, p. 282-293, 2010.

JOAQUIM, Leyla Mariane; EL-HANI, Charbel Niño. A Genética em transformação: crise e revisão do conceito de gene. Scientiæ Studia, v. 8, n. 1, p. 93-128, 2010.

JUSTINA, Lourdes Aparecida Della; RIPPEL, Jorge Luiz. Ensino de Genética: Representações da Ciência da Hereditariedade no Nível Médio. In: ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 4., 2003, Baurú. Anais. São Paulo: Bauru. p. 1-12.

MALIMPENSA, Geovana de Cassia; RINK, Juliana. Conteúdos de Genética nas provas do ENEM: uma análise de dez anos de exame (2005 - 2014). In: ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 11., 2017, Florianópolis. Anais. Santa Catarina: UFSC. p. 1-9.

MANTOVANI, Osmar; DIAS, Maria Helena Pereira; LIESENBERG, Hans. Conteúdos abertos e compartilhados: Novas perspectivas para a educação. Educ. Soc., v. 27, n. 94, p. 257-276, 2006.

MARÍN, Yónier Alexander Orozco. Aprender sobre herencia Genética: Más que un cuadro de Punnett. In: ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 9., 2013, Águas de Lindóia. Anais. São Paulo: Águas de Lindóia. p. 1-8.

MCLAREN, Peter. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez: 1997.

MEZALIRA, Sandra Mara; ARAÚJO, Maria Cristina Pansera de. A Genética como foco de análise quanto às possíveis relações CTS: Reflexos sobre a formação de professores no ensino superior. In: ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 6., 2007, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: UFRJ. p. 1-10.

MORTIMER, Eduardo Fleury. Conceptual change or conceptual profile change? Science & Education, n. 4, p. 265-287, 1995.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, n. 23, p. 156-167, 2003.

MOUL, Renato Araújo Torres de Melo; SILVA, Flávia Carolina Lins da. O ensino de síntese proteica sob uma perspectiva Inovadora. In: ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências, 10., 2015, Águas de Lindóia. Anais. São Paulo: Hotel Majestic. p. 1-8.

MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Palestra proferida no 3º Seminário Nacional Relações Raciais-PENESB-RJ, 2013.

MUROLLO, Beatriz Diez; ALVARENGA, Giovana Villa; OLIVEIRA, Larissa Orsolon de; PECHLIYE, Magda Medhat. PIBID: Atividade de Genética como ferramenta no ensino de Biologia. In: ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências, 10., 2015, Águas de Lindóia. Anais. São Paulo: Hotel Majestic. p. 1-8.

NORATO, Anita Gabriella Ferreira; RÉZIO, Arieli Tristão; SANTOS, Gisely da Silva; VIEIRA, Iara Lúcia Barbosa Fernandes; GUIMARÃES, Simone Sendin Moreira; GOLDSCHMIDT, Andréa Inês. Sinalizando possibilidades no ensino de Genética: Avaliação de uma proposta prática utilizando a abordagem histórica. In: ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências, 11., 2017, Florianópolis. Anais. Santa Catarina: UFSC. p. 1-10.

OLIVEIRA, Maurício Pietrocola de. A história e a epistemologia no Ensino das Ciências: Dos processos aos modelos de realidade na educação científica. In: A ciência em perspectiva. Estudos, ensaios e debates. Org. Ana Maria Ribeiro de Andrade. Rio de Janeiro: MAST: SBHC, 2002.

OLIVEIRA, Genilza Pereira de; CARVALHO, S. N. de; GÓES, A. C. de S. Células-tronco no reparo tecidual e sua representação em jogo didático: Rompendo paradigmas no ensino de biotecnologia. In: ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências, 8., 2011, Campinas. Anais. São Paulo: UNICAMP. p. 1-11.

POSNER, George. J.; STRIKE, Kenneth A.; HEWSON, Peter W.; GERTZOG, William A. Accommodation of a scientific conception: Toward a theory of conceptual change. Science Education, n. 66, p. 211-227, 1982.

PEREIRA, Alba Flora; LEÃO, Ana Maria dos Anjos Carneiro; JÓFILI, Zélia Maria Soares. Diagnóstico inicial das dificuldades de articulação e sobreposição dos conceitos básicos da Genética utilizando jogos didáticos. In: ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências, 6., 2007, Florianópolis. Anais. Santa Catarina: UFSC. p. 1-12.

PEDRANCINI, Vanessa Daiana; CORAZZA, Maria Júlia. Raça ou espécie? Relações interpessoais em sala de aula. In: ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências, 8., 2011, Campinas. Anais. São Paulo: UNICAMP. p. 1-13.

PEDREIRA, Mariana Marzullo; OLIVEIRA, Silviene Fabiana de; KLAUTAU-GUIMARÃES, Maria de Nazaré. Elaboração de tirinhas de história em quadrinhos sobre o conceito de gene por estudantes de ensino superior. In: ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências, 10., 2015, Águas de Lindóia. Anais. São Paulo: Hotel Majestic. p. 1-7.

PINHEIRO, Sheila Alves; COSTA, Ivaneide Alves Soares da; SILVA, Marques Francisco da. Aplicação e teste de uma sequência didática sobre sistema sanguíneo ABO no ensino médio de biologia. In: ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências, 9., 2013, Águas de Lindóia. Anais. São Paulo: Hotéis Majestic e Bela Vista. p. 1-8.

RAMOS, Altina; FARIA, Paulo M.; FARIA, Ádila. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Rev. Diálogo Educ., v. 14, n. 41, p. 17-36, 2014.

RESENDE, Tatiane dos Anjos; KLAUTAU-GUIMARÃES, Maria de Nazaré. A divulgação científica como estratégia de ensino dos principais conceitos básicos de Genética. In: ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 8., 2011, Campinas. Anais. São Paulo: UNICAMP. p. 1-11.

RIOS, Karine Brandão Oliveira; OLIVEIRA, Susie Vieira de; SEPULVEDA, Claudia de Alencar Serra e; REIS, Vanessa Perpétua Garcia Santana; AMARANTE, Ana Lúcia Albuquerque Pereira Costa; MEIRELES, José Roberto Cardoso. Investigação de princípios de design para sequência didática sobre os mecanismos de transmissão de características hereditárias monogênicas autossômicas. In: ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências, 10., 2015, Águas de Lindóia. Anais. São Paulo: Hotel Majestic. p. 1-9.

SÁNCHEZ-ARTEAGA, Juan Manuel; SEPÚLVEDA, Claudia; EL-HANI, Charbel Niño. Racismo científico, procesos de alterización y enseñanza de ciencias. Revista Internacional de Investigación en Educación, v. 6, n. 12, p. 55-67, 2013.

SCHNEIDER, Eduarda Maria; JUSTINA, Lourdes Aparecida Della; ANDRADE, Mariana A. Bologna Soares de; OLIVEIRA, Thais Benetti de; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade; MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida. Conceitos de gene: construção histórico-epistemológica e percepções de professores do ensino superior. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 2, p. 201-222, 2011.

SCHNEIDER, Eduarda Maria; JUSTINA, Lourdes Aparecida Della; MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida. A percepção de alunos do ensino médio em relação à interação gene-organismo-ambiente, In: ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências, 8., 2011, Campinas. Anais. São Paulo: UNICAMP. p. 1-12.

SCHUCMAN, Lee V. Entre o “encardido”, o “branco” e o “branquíssimo”: Raça, hierarquia e poder na construção da branquitude paulistana. São Paulo, 2012. 122p. Tese (Doutorado). Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo.

SETÚVAL, Francisco Antonio Rodrigues; BEJARANO, Nelson Rui Ribas. Os modelos didáticos com conteúdos de Genética e a sua importância na formação inicial de professores para o ensino de Ciências e Biologia. In: ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências, 7., 2009, Florianópolis. Anais. Santa Catarina: UFSC. p. 1-12.

SILVA, Juliana da; ANDRADE NETO, Agostinho Serrano de. DNA & ambiente: Uso do ensaio cometa como ferramenta para discussão interdisciplinar de lesão e reparo do DNA na pós-graduação em ensino de ciências. In: ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências, 4., 2003, Bauru. Anais. São Paulo: Hotel Obeid Plaza. p. 1-13.

SILVA, Verônica Freitas da; CARNEIRO-LEÃO, Ana Maria dos Anjos; JÓFILI, Zélia Maria Soares. O jogo didático como contexto para a identificação de lacunas de Genética Sistêmica. In: ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências, 9., 2013, Águas de Lindóia. Anais. São Paulo: Hotéis Majestic e Bela Vista. p. 1-8.

VESTENA, Rosemar de Fátima; SEPEL, Lenira Maria Nunes; LORETO, Élgion Lúcio Silva. Os heredogramas familiares no estudo da hereditariedade e do contexto histórico e sociocultural dos estudantes. In: ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências, 9., 2013, Águas de Lindóia. Anais. São Paulo: Hotéis Majestic e Bela Vista. p. 1-8.

ZABALA, Antoni. A função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem: instrumentos de análise. In.: ZABALA, Antoni. A prática educativa: Como ensinar. Trad.: Ernâni F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 27-52.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-11-16

Edição

Seção

Artigos