Percepções de licenciandos em ciências biológicas sobre o uso do “Laminário Virtual de Anatomia Vegetal” no ensino de botânica

Autores

  • Felipe Gueiros Governo do Estado de São Paulo
  • Juliana Rezende Torres Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba
  • Letícia Silva Souto Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e82187

Resumo

A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) é uma alternativa significativa de material didático e pode auxiliar no ensino de Botânica que é considerado complexo, sendo por vezes negligenciado. Por isso foi desenvolvida a TIC “Laminário Virtual de Anatomia Vegetal”, para aulas no Ensino Superior. Objetivou-se analisar as percepções de licenciandos quanto à utilização do laminário e identificar os limites e possibilidades do uso desse material no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com observação participante e aplicação de questionário. Os dados foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva e os principais resultados foram: o laminário foi considerado didático e autoexplicativo, trazendo dinamismo à aula, como principal fator limitante temos a necessidade de uso de computador pessoal. Também observou-se que a maioria dos licenciandos não reconhecia esse tipo de material como TIC, sendo que esse trabalho ampliou o conhecimento dos licenciandos sobre essas tecnologias.

Biografia do Autor

Felipe Gueiros, Governo do Estado de São Paulo

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) campus Sorocaba (2017). Atualmente é professor da Rede de Ensino do Estado de São Paulo na cidade de Sorocaba nas disciplinas de Ciências Biológicas e com habilitação para as disciplinas do componente INOVA

Juliana Rezende Torres, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

: Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas (1999), Mestre em Educação (2002), Doutora (2010) e Pós-doutora em Educação Científica e Tecnológica (2013 e 2021), sendo todas as formações pela UFSC. Foi professora efetiva de Ciências e Biologia da Rede Estadual de Educação de Santa Catarina (2003-2011). Atuou como educadora ambiental na ONG Instituto Carijós Pró-Conservação da Natureza, em Florianópolis – SC (2005-2008). É docente permanente da graduação e pós-graduação em Educação da UFSCar campus Sorocaba, desde 2013. Foi coordenadora da área de Biologia do PIBID (2014-2018), nesta universidade. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências Naturais de Santa Catarina (GEPECISC/UFSC) desde 1995; do Núcleo de Estudos em Ensino de Genética, Biologia e Ciências (NUEG/UFSC) desde 2006; do Grupo de Estudos e Pesquisa em Teorias e Fundamentos da Educação (GEPTeFE/UFSCar Sorocaba) (2014 - 2022), e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa AdubAções Freireanas, cujos temas de interesse envolvem a formação inicial e permanente de professores, reorientação curricular via abordagem temática freireana, ensino de Ciências/Biologia e Educação Ambiental Crítico-Transformadora via temas geradores. É autora do livro Ecolagoa: um breve documento sobre a ecologia da Bacia Hidrográfica da Lagoa da Conceição, publicado em 2003, pela editora Agnus e, autora e organizadora do livro Educação Ambiental dialogando com Paulo Freire, publicado em 2014, pela editora Cortez.

Letícia Silva Souto, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Licenciada em Ciências Biológicas pela UNESP-Botucatu (2004), mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) também pela UNESP-Botucatu (2007, 2011). Foi professora temporária do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia (INBIO/UFU) de janeiro a setembro de 2012. Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Anatomia Vegetal, atuando principalmente em Morfologia e Anatomia de Órgãos Reprodutivos. Atualmente tem se dedicado aos estudos sobre ensino de Botânica.

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Publicado

2022-05-16

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Artigos