Percepções de licenciandos em ciências biológicas sobre o uso do “Laminário Virtual de Anatomia Vegetal” no ensino de botânica

Autores/as

  • Felipe Gueiros Governo do Estado de São Paulo
  • Juliana Rezende Torres Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba
  • Letícia Silva Souto Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e82187

Resumen

A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) é uma alternativa significativa de material didático e pode auxiliar no ensino de Botânica que é considerado complexo, sendo por vezes negligenciado. Por isso foi desenvolvida a TIC “Laminário Virtual de Anatomia Vegetal”, para aulas no Ensino Superior. Objetivou-se analisar as percepções de licenciandos quanto à utilização do laminário e identificar os limites e possibilidades do uso desse material no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com observação participante e aplicação de questionário. Os dados foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva e os principais resultados foram: o laminário foi considerado didático e autoexplicativo, trazendo dinamismo à aula, como principal fator limitante temos a necessidade de uso de computador pessoal. Também observou-se que a maioria dos licenciandos não reconhecia esse tipo de material como TIC, sendo que esse trabalho ampliou o conhecimento dos licenciandos sobre essas tecnologias.

Biografía del autor/a

Felipe Gueiros, Governo do Estado de São Paulo

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) campus Sorocaba (2017). Atualmente é professor da Rede de Ensino do Estado de São Paulo na cidade de Sorocaba nas disciplinas de Ciências Biológicas e com habilitação para as disciplinas do componente INOVA

Juliana Rezende Torres, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

: Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas (1999), Mestre em Educação (2002), Doutora (2010) e Pós-doutora em Educação Científica e Tecnológica (2013 e 2021), sendo todas as formações pela UFSC. Foi professora efetiva de Ciências e Biologia da Rede Estadual de Educação de Santa Catarina (2003-2011). Atuou como educadora ambiental na ONG Instituto Carijós Pró-Conservação da Natureza, em Florianópolis – SC (2005-2008). É docente permanente da graduação e pós-graduação em Educação da UFSCar campus Sorocaba, desde 2013. Foi coordenadora da área de Biologia do PIBID (2014-2018), nesta universidade. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências Naturais de Santa Catarina (GEPECISC/UFSC) desde 1995; do Núcleo de Estudos em Ensino de Genética, Biologia e Ciências (NUEG/UFSC) desde 2006; do Grupo de Estudos e Pesquisa em Teorias e Fundamentos da Educação (GEPTeFE/UFSCar Sorocaba) (2014 - 2022), e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa AdubAções Freireanas, cujos temas de interesse envolvem a formação inicial e permanente de professores, reorientação curricular via abordagem temática freireana, ensino de Ciências/Biologia e Educação Ambiental Crítico-Transformadora via temas geradores. É autora do livro Ecolagoa: um breve documento sobre a ecologia da Bacia Hidrográfica da Lagoa da Conceição, publicado em 2003, pela editora Agnus e, autora e organizadora do livro Educação Ambiental dialogando com Paulo Freire, publicado em 2014, pela editora Cortez.

Letícia Silva Souto, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Licenciada em Ciências Biológicas pela UNESP-Botucatu (2004), mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) também pela UNESP-Botucatu (2007, 2011). Foi professora temporária do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia (INBIO/UFU) de janeiro a setembro de 2012. Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Anatomia Vegetal, atuando principalmente em Morfologia e Anatomia de Órgãos Reprodutivos. Atualmente tem se dedicado aos estudos sobre ensino de Botânica.

Citas

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Archivos adicionales

Publicado

2022-05-16

Número

Sección

Artigos