Perceptions of graduates in biological sciences on the use of "Virtual Laminário of Plant Anatomy" in the teaching of botany

Authors

  • Felipe Gueiros Governo do Estado de São Paulo
  • Juliana Rezende Torres Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba
  • Letícia Silva Souto Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e82187

Abstract

The use of Information and Communication Technologies (ICT) is a significant alternative for teaching material and can help in Botany teaching, which is considered complex and sometimes neglected. Because of this, the ICT “Virtual Plant Anatomy Laminar” was developed for Botany classes in Higher Education. The objective was to analyze the perceptions of undergraduates regarding the use of the laminar and to identify the limits and possibilities of using this material in the teaching-learning process. For that, qualitative research was carried out using participant observation and a questionnaire. Data were analyzed in the light of Discursive Textual Analysis and the main results were: the material was considered didactic and self-explanatory, bringing dynamism to the class, the need to use a personal computer was considered as the main limiting factor. It was also observed that the majority of licentiates did not recognize this type of material as ICT, and this work increased the knowledge of licensors about these technologies.

Author Biographies

Felipe Gueiros, Governo do Estado de São Paulo

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) campus Sorocaba (2017). Atualmente é professor da Rede de Ensino do Estado de São Paulo na cidade de Sorocaba nas disciplinas de Ciências Biológicas e com habilitação para as disciplinas do componente INOVA

Juliana Rezende Torres, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

: Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas (1999), Mestre em Educação (2002), Doutora (2010) e Pós-doutora em Educação Científica e Tecnológica (2013 e 2021), sendo todas as formações pela UFSC. Foi professora efetiva de Ciências e Biologia da Rede Estadual de Educação de Santa Catarina (2003-2011). Atuou como educadora ambiental na ONG Instituto Carijós Pró-Conservação da Natureza, em Florianópolis – SC (2005-2008). É docente permanente da graduação e pós-graduação em Educação da UFSCar campus Sorocaba, desde 2013. Foi coordenadora da área de Biologia do PIBID (2014-2018), nesta universidade. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências Naturais de Santa Catarina (GEPECISC/UFSC) desde 1995; do Núcleo de Estudos em Ensino de Genética, Biologia e Ciências (NUEG/UFSC) desde 2006; do Grupo de Estudos e Pesquisa em Teorias e Fundamentos da Educação (GEPTeFE/UFSCar Sorocaba) (2014 - 2022), e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa AdubAções Freireanas, cujos temas de interesse envolvem a formação inicial e permanente de professores, reorientação curricular via abordagem temática freireana, ensino de Ciências/Biologia e Educação Ambiental Crítico-Transformadora via temas geradores. É autora do livro Ecolagoa: um breve documento sobre a ecologia da Bacia Hidrográfica da Lagoa da Conceição, publicado em 2003, pela editora Agnus e, autora e organizadora do livro Educação Ambiental dialogando com Paulo Freire, publicado em 2014, pela editora Cortez.

Letícia Silva Souto, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Licenciada em Ciências Biológicas pela UNESP-Botucatu (2004), mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) também pela UNESP-Botucatu (2007, 2011). Foi professora temporária do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia (INBIO/UFU) de janeiro a setembro de 2012. Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Anatomia Vegetal, atuando principalmente em Morfologia e Anatomia de Órgãos Reprodutivos. Atualmente tem se dedicado aos estudos sobre ensino de Botânica.

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Published

2022-05-16

Issue

Section

Artigos