Relações pedagógicas de continuidade em aulas de química: uma vivência no período de estágio curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e82965

Palavras-chave:

Currículo, Relações pedagógicas de continuidade, Formação de professores

Resumo

A Química é um ramo da Ciência que estuda as propriedades, a constituição e as transformações dos materiais. Ao ensiná-la nos deparamos com uma organização conceitual geralmente fragmentada, o que pode ser minimizado com o ensino a partir de temas do contexto. Envolvemos um grupo de licenciandos, em período de estágio curricular, em uma experiência de ensino baseado em temas. A partir da vivência de dois estagiários, as relações pedagógicas de continuidade foram inseridas na discussão, e estudos nesse sentido foram realizados. Registramos em vídeo as aulas ministradas pelos licenciandos nas escolas e também as aulas na universidade nas quais o desempenho de cada um deles foi analisado coletivamente. Observamos que o estudo teórico realizado a partir de vivências foi significativo para grande parte dos envolvidos. Com isso, argumentamos que as primeiras experiências docentes podem ter resultados mais expressivos na formação quando acompanhadas de um processo reflexivo ancorado em estudos teóricos.

Biografia do Autor

Aline de Souza Janerine, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação “Conhecimento e Inclusão Social em Educação” da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Licenciada em Química pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente é professora de Magistério Superior do Quadro Permanente da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Química, com ênfase na formação de professores, nos processos de constituição das identidades profissionais docentes e na educação em espaços não-formais. Atua, ainda, no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (PPGECMaT).

Ana Luiza de Quadros, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (1983) e em Química pela Unijuí (1986). Com mestrado em Educação nas Ciências pela Unijuí (1999), doutorado em Educação pela UFMG e Pós-doutoramento pela USP. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando no setor de Ensino de Química. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química e desenvolve pesquisa nas linhas de ensino e aprendizagem em Química/Ciências e formação de professores de Química e Ciências. Atua, ainda, no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da UFMG.

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Publicado

2022-11-29

Edição

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Artigos