Análise do livro didático de matemática no Third International Conference on Mathematics Textbooks Research and Development: perspectivas e possibilidades de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e84262

Palavras-chave:

Livro didático de matemática, ICMT, Mapeamento, Educação matemática

Resumo

Nos últimos anos, a produção acadêmica relacionada ao tema de livros didáticos de Matemática cresceu e vem se consolidando. O International Conference on Mathematics Textbook Research and Development (ICMT) é um evento específico, destinado a essa temática. Com o objetivo de mapear as perspectivas e possibilidades apresentadas na terceira edição do ICMT, especificamente aquelas sobre a análise de livros didáticos de Matemática, assumimos a abordagem qualitativa com a metodologia do tipo mapeamento. Assim, identificamos três perspectivas não disjuntas: quem são os sujeitos que analisam os livros didáticos; como esses livros são analisados; e o que é analisado neles. Como resultado, evidenciamos que a análise desses materiais possibilita revelar lacunas entre as prescrições oficiais e o que é proposto pelos autores de livros didáticos, além de salientar aspectos relacionados aos conteúdos e a procedimentos alusivos ao ensino e à aprendizagem da Matemática, no âmbito (ou não) das tendências em Educação Matemática

Biografia do Autor

Ana Paula Perovano, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Rio Claro). Integrante do grupo de pesquisa teorEMa – Interlocuções entre Geometria e Educação Matemática. Desenvolve pesquisas sobre Livros Didáticos de Matemática. É professora assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, câmpus de Vitória da Conquista. Autora de material didático do Programa todos pela Educação Pacto com municípios – Alfabetização Matemática subsidiado pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC).

Douglas Ribeiro Guimarães, Universidade Estadual Paulista

Mestrando em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Rio Claro) e licenciado em Matemática (UNESP/Rio Claro). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Integrante do grupo de pesquisa teorEMa – Interlocuções entre Geometria e Educação Matemática. Desenvolve pesquisas sobre Livros Didáticos de Matemática e estudos em Educação Matemática Crítica.

Beatriz Fernanda Litoldo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestra em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Rio Claro) e licenciada em Matemática (UNESP/Rio Claro). Integrante do grupo de pesquisa teorEMa – Interlocuções entre Geometria e Educação Matemática. Possui experiência enquanto professora da Educação Básica (Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio) e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, Formação de professores que ensinam Matemática, Livros Didáticos, Resolução de Problemas e Criptografia.

Referências

ALVES GENTIL, L.; AMARAL-SCHIO, R. B. The Presence of Geometry in Fraction Tasks: An Analysis of Textbooks. Proceedings of the 3th ICMT. Paderborn, Germany, 2019. p. 367-368.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996.

BROWN, M. W. The teacher–tool relationship: Theorizing the design and use of curriculum materials. In: REMILLARD, J. T; HERBEL-EISENMANN, B. A.; LLOYD, G. M. (org.). Mathematics teachers at work: Connecting curriculum materials and classroom instruction. New York, NY: Routledge, 2009. p. 17-36.

CAVEDON RIPOLL, C.; GARCIA DE SOUZA, R. Equivalence of Fractions in the 6th Grade Brazilian Textbooks. Proceedings of the 3th ICMT. Paderborn, Germany, 2019. p. 131-136.

CHARALAMBOUS, C. Y.; DELANEY, S.; HSU, H. Y.; MESA, V. A Comparative Analysis of the Addition and Subtraction of Fractions in Textbooks from Three Countries. Mathematical Thinking and Learning, [s.l.], v. 12, n. 2, p. 117-151, 2010.

CHEN, Y.; HE, X. A Comparative Analysis on Trigonometry Textbooks from Three Countries. Proceedings of the 3th ICMT. Paderborn, Germany, 2019. p. 137-142.

CHO, H.; BAO, J. An Analysis of Teaching Methods of Division of Fractions in South Korea Elementary Mathematics Textbooks. Proceedings of the 3th ICMT. Paderborn, Germany, 2019. p. 143–148.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CRESWELL, J. W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. São Paulo-SP: Editora Penso, 2014.

DAROCZY, G.; WOLSKA, M.; MEURERS, W. D.; NUERK, H. C. Word problems: A review of linguistic and numerical factors contributing to their difficulty. Frontiers in Psychology, [s.l.], n. 6, p. 348, 2015.

DE VILLIERS, M. The role and function of a hierarchical classification of quadrilaterals. For the Learning of Mathematics, [s.l.], v. 14, n. 1, p. 11-18, 1994.

DILLING, F. Representation of Vectors in German Mathematics and Physics Textbooks. Proceedings of the 3th ICMT. Paderborn, Germany, 2019. p. 155-160.

DRÖSE, J. Mathematical and Linguistic Features of Word Problems in Grade 4 and 5 German Textbooks - a Comparative Corpus Linguistic Approach. Proceedings of the 3th ICMT. Paderborn, Germany, 2019. p. 161-165.

FAN, L.; ZHU, Y.; MIAO, Z. Textbook research in mathematics education: development status and directions. ZDM, [s.l.], v. 45, n. 5, p. 633-646, 2013.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas Estado da Arte. Educação e Sociedade, [s.l.], v. 23, n. 79, p. 257-271, 2002.

FIORENTINI, D.; GRANDO, R. C.; MISKULIN, R. G. S.; CRECCI, V. M.; LIMA, R. C. R.; COSTA, M. C. O professor que ensina matemática como campo de estudo: concepção do projeto de pesquisa. In: FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B.; LIMA, R. C. R. (org.). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001 - 2012. Campinas: FE/Unicamp, 2016. p. 17-41.

GITIRANA, V; MIYAKAWA, T.; RAFALSKA, M.; SOURY-LAVERGNE, S.; TROUCHE, L. (org.). Proceedings of the Re(s)sources 2018 International Conference. Re(s)sources 2018, Lyon, France, 2018.

GÖTZE, D. Meaning Making Schoolbook Materials for Promoting Subtraction with Regrouping Skills. Proceedings of the 3th ICMT. Paderborn, Germany, 2019. p. 179-184.

GUIMARÃES, D. R.; PEROVANO, A. P. Perspectivas e direcionamentos de Algumas Pesquisas Apresentadas na Terceira Edição da Conferência Internacional em Pesquisa e Desenvolvimento de Livros Didáticos de Matemática. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [s.l.], v. 14, n. 2, p. 199-211, 2021.

HAYATA, T.; AMORI, S. Theory of Geometrical Thinking in Elementary Textbook: Case Study of Japan. Proceedings of the 3th ICMT. Paderborn, Germany, 2019. p. 191-196.

ISHII, T. Current Status and Issues of Digital Teaching Materials in Japan. Proceedings of the 3th ICMT. Paderborn, Germany, 2019. p. 373-374.

JONES, D.; JAYAWARDENA, I. A Comparison of Page Sampling Methods for Mathematics Textbook Content Analysis. Proceedings of the 3th ICMT. Paderborn, Germany, 2019. p. 209-214.

JONES, D. L.; BROWN, M.; DUNKLE, A.; HIXON, L.; YODER, N.; SILBERNICK, Z. The statistical content of elementary school mathematics textbooks. Journal of Statistics Education, [s.l.], v. 23, n. 3, p. 1-22, 2015.

JONES, K.; BOKHOVE, C.; HOWSON, G.; FAN, L. (org.). Proceedings of the International Conference on Mathematics Textbook Research and Development (ICMT-2014). Southampton: University of Southampton, 2014.

KIM, O. K. Preservice Teachers’ Learning to use Existing Resources. Proceedings of the 3th ICMT. Paderborn, Germany, 2019. p. 215-220.

KITABORI, H.; TSUJI, H. The Analysis of the Diagrams in the Textbook of Arithmetic. Proceedings of the 3th ICMT. Paderborn, Germany, 2019. p. 375-376.

LI, N.; FAN, L. How are Mathematicians Represented in Chinese Mathematics Textbooks? Proceedings of the 3th ICMT. Paderborn, Germany, 2019. p. 227-232.

LIMA, A. F.; VIEIRA, L.; GUIMARÃES, D. R.; PEROVANO, A. P.; MAZZI, L. C. Panorama sobre os livros didáticos de matemática no XIII ENEM: algumas peças de um mosaico em construção. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 14., 2022, [no prelo]. Anais…

MAI, T.; BIEHLER, R. On the Introduction of Vectors in German Textbooks for Upper Secondary School. Proceedings of the 3th ICMT. Paderborn, Germany, 2019. p. 233-238.

MEINERZ, F. M.; DOERING, L. R. Analysis of Textbooks in Three Latin Countries: Resolution of Equations and Inequalites. Proceedings of the 3th ICMT. Paderborn, Germany, 2019. p. 239-244.

MEMIŞ, Y.; YANIK, H. B. Examining Proportional Reasoning in Middle School Mathematics Textbooks. Proceedings of the 3th ICMT. Paderborn, Germany, 2019. p. 245-250.

MENDUNI-BORTOLOTI, R. D’A. Um estudo sobre a matemática para o ensino de proporcionalidade. 2016. 141 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador-BA, 2016.

MIYAZAKI, I. Research on proof in school mathematics: Though setting the level of explanation at the stage of proof. 1995. Doctoral Thesis – Tsukuba University, 1995.

MIYAZAKI, M. FUJITA, T.; JONES, K. Geometrical Properties as Assumptions in Proofs in Japanese Junior High Mathematics Textbooks. Proceedings of the 3th ICMT. Paderborn, Germany, 2019. p. 379-380.

MONTECINO, A.; ANDRADE-MOLINA, M. The Value of Technology in Chilean School Mathematics Textbooks: A Way of Conducting Conducts. Proceedings of the 3th ICMT. Paderborn, Germany, 2019. p. 263-268.

MORENO-AROTZENA, O.; POMBAR, I.; BARRAGUÉS, J. I. The Conversion Activities Between Representation Registers as an Instrument for the Analysis of Mathematics Textbooks. Proceedings of the 3th ICMT. Paderborn, Germany, 2019. p. 269-274.

MURATA, S. The Functions of a Hierarchical Classification of Quadrilaterals. In Japanese Textbook: Its Presentation and Limitation. Proceedings of the 3th ICMT. Paderborn, Germany, 2019. p. 275-280.

NETO, V.; PINHEIRO, W. A. The Gender Trouble in Mathematics Textbooks: A Comparative Analysis Between Brazil and the USA. Proceedings of the 3th ICMT. Paderborn, Germany, 2019. p. 281-286.

OKUBO, T. A Qualitative Study on the Levels of Mathematical Explanation in Japanese Elementary Textbook. Proceedings of the 3th ICMT. Paderborn, Germany, 2019. p. 381-382.

OLSHER, S. The Narrative of Sets of Learning Resources as Described by Teachers. Proceedings of the 3th ICMT. Paderborn, Germany, 2019. p. 287-292.

OLSHER, S.; YERUSHALMY, M. Making informed decisions: Teachers’ interacting with curriculum resources. In: International Commission on Mathematical Instruction Study 24, 2018, Japão. Anais... Japão, 2018.

PEROVANO, A. P.; RIBEIRO GUIMARÃES, D. Um mosaico dos trabalhos publicados nos anais do SIPEM: foco nos livros didáticos e nos materiais curriculares. INTERMATHS, [s.l.], v. 1, n. 1, p. 34-51, 2020.

POMMER, W. M. Frações unitárias: um levantamento de dissertações e teses brasileiras publicadas entre 2001 e 2018. Ensino da Matemática em Debate, [s.l.], v. 7, n. 1, p. 34-70, 2020.

POSTUPA, J. Comparing Mathematics Textbooks - An Instrument for Quantitative Analysis. Proceedings of the 3th ICMT. Paderborn, Germany, 2019. p. 293-298.

REZAT, S. A model of textbook use. In: Proceedings of the 30th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 2006, Prague, Czech. Anais... Prague, Czech: PME, 2006. p. 409-416.

REZAT, S.; FAN, L.; HATTERMANN, M.; SCHUMACHER, J.; WUSCHKE, H. (org.). Proceedings of the Third International Conference on Mathematics Textbook Research and Development (ICMT-3). Paderborn, Germany: Universitätsbibliothek Paderborn, 2019.

ROBITAILLE, D. F.; SCHMIDT, W. H.; RAIZEN, S. A. Curriculum frameworks for mathematics and science (TIMSS Monograph No. 1). 1993, Vancouver. Anais... Vancouver: Pacific Educational Press, 1993.

SAMACÁ ALONSO, G. D. Los Manuales Escolares como Posibilidad Investigativa para la Historia de la Educación: Elementos para una Definición. Revista Historia de la Educación Latinoamericana, [s.l.], s.v., n. 16, p. 199-224, 2011.

SATO, S. Analyzing Math Textbook in Elementary School Mathematics in Japan: Focusing on the Explanations of Multiplication of Decimal Numbers. Proceedings of the 3th ICMT. Paderborn, Germany, 2019. p. 383-384.

SCHUBRING, G.; FAN, L.; GIRALDO, V. (org.). Proceedings of the Second International Conference on Mathematics Textbook Research and Development (ICMT-2). Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2018.

SHIMIZU, K. A Study of the Characteristic of Japanese Textbooks Towards the Growth of Children’s Mathematical Representation. Proceedings of the 3th ICMT. Paderborn, Germany, 2019. p. 385-386.

SHUTE, W. G.; SHIRK, W. W.; PORTER, G. F. Plane geometry. American Book Company, 1949.

SILVA, C. V.; PEROVANO, A. P. Obstáculos na compreensão de frações por alunos da Educação Básica. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., 2012, Petrópolis-RJ. Anais... Petrópolis-RJ, 2012. p. 1-21.

TABCHI, T.; SABRA, H.; OUVRIER-BUFFET, C. Resources for Teaching Graph Theory for Engineers - Issue of Connectivity. Proceedings of the 3th ICMT. Paderborn, Germany, 2019. p. 324-328.

TESFAMICAEL, S. A.; LUNDEBY, Ø. A.; SIKKO, S. A. Textbook Research Via the Anthropological Theory of Didactics (ATD): the Case of Representation of Functions. Proceedings of the 3th ICMT. Paderborn, Germany, 2019. p. 335-340.

UEGATANI, Y.; HAYATA, T.; HAKAMATA, R. Exploratory Research on Understanding Proof by Coincidence: Building an Analytical Framework by Comparing Japanese Textbooks. Proceedings of the 3th ICMT. Paderborn, Germany, 2019. p. 389-390.

VALVERDE, G. A.; BIANCHI, L. J.; WOLFE, R. G.; SCHMIDT, W. H.; HOUANG, R. T. According to the book: Using TIMSS to investigate the translation of policy into practice through the world of textbooks. Dordrecht: Kluwer, 2002.

Van HIELE, M. P.; Van HIELE-GELDOF, D. A method of initiation into geometry at secondary schools. Report on methods of initiation into geometry. Groningen: J. B. Wolter, 1958.

Van ZANTEN, M.; Van den HEUVEL-PANHUIZEN, M. 50 Years of Realistic Mathematics Education Ideas and Their Implementation in Textbooks - Learning Facilitators for Addition and Subtraction. Proceedings of the 3th ICMT. Paderborn, Germany, 2019. p. 341-346.

WATANABE, S. A Lesson Study Intervention to Develop Primary School Students’ Ability to Perform Mental Folding Operations’. Proceedings of the 3th ICMT. Paderborn, Germany, 2019. p. 347-352.

WEINBERG, A.; WIESNER, E. Understanding mathematics textbooks through reader-oriented theory. Educational Studies in Mathematics, v. 76, n. 1, p. 49-63, 2011.

WITT, N. Mathematical Power in the Mathematics in Context Curriculum. Proceedings of the 3th ICMT. Paderborn, Germany, 2019. p. 359-364.

WOOLLACOTT, B. ALCOCK, L.; INGLIS, M. A Mathematics College Textbook: Design Intentions and Reading Practice. Proceedings of the 3th ICMT. Paderborn, Germany, 2019. p. 391-392.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-11-29

Edição

Seção

Artigos