Um resgate histórico-epistemológico da observação científica

implicações ao ensino de ciências

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e86624

Schlagworte:

Observação científica, História e filosofia da ciência, Natureza da ciência, Ensino de ciências

Abstract

Este artigo traz uma breve contextualização histórica-epistemológica da observação enquanto prática, ideia e categoria epistêmica, perpassando o seu entendimento de uma perspectiva aristotélica ao advento da ciência moderna. A partir da menção às teses de Hanson, Fleck e Shapere, contextualiza a utopia de neutralidade de uma observação científica. Concepções que ainda permeiam o ensino de ciências, fortemente empírico-indutivistas, que envolvem estereótipos de uma observação neutra, livre de pressupostos e subjetividades, que produz bases seguras para obtenção de conhecimentos, são prejudiciais a um melhor entendimento sobre ciência. Assim, por fim, reafirmando a relevância da História e Filosofia da Ciência em promover discussões relativas à Natureza da Ciência, apresenta exemplos de episódios históricos que podem, quando devidamente explorados, ser abordados no ensino de ciências.

Autor/innen-Biografien

Anabel Cardoso Raicik, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora (2019) e mestre (2015) em Educação Científica e Tecnológica e licenciada em Física (2012) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Subcoordenadora do Apeiron - Grupo de História, Filosofia e Ensino de Ciências e membro colaboradora do Grupo de Estudos em Educação e Divulgação Científicas (GE²DIC).

Luiz Orlando de Quadro Peduzzi, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel (1973) e mestre (1980) em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor (1998) em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor titular (aposentado) do Departamento de Física da UFSC. Até 2015, e desde a sua fundação, foi um dos editores do Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Coordenador do Apeiron – Grupo de História, Filosofia e Ensino de Ciências. Orienta teses e dissertações no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC.

 

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2023-05-22

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