A formação inicial do professor na modalidade a distância para o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: o caso de uma disciplina de prática de ensino
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n3p113Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir de que modo uma disciplina de Prática de Ensino contribui para a formação do professor de Matemática em relação ao uso das tecnologias digitais na Educação Básica. A partir de uma abordagem qualitativa, utilizamos como procedimentos metodológicos o acompanhamento da disciplina e entrevistas realizadas com alguns licenciandos e com o professor. Para a compreensão dos dados, nos apoiamos em Bovo (2004), que elenca alguns conhecimentos necessários aos professores para o uso das tecnologias digitais, e outros autores como Ponte et al. (2003), Perrenoud (2000) e Costa et al. (2012), que apontam competências relacionadas a esses conhecimentos. A partir disso, identificamos que a disciplina promoveu o desenvolvimento de competências e conhecimentos relacionados ao uso de tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática, sendo que os futuros professores puderam articular conhecimentos teóricos e práticos durante a disciplina, além de discutirem sobre as possibilidades dessas tecnologias no contexto escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
