A formação inicial do professor na modalidade a distância para o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: o caso de uma disciplina de prática de ensino

Autor/innen

  • Marília Zabel Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Rio Claro
  • Ana Paula dos Santos Malheiros Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de São José do Rio

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n3p113

Abstract

Este artigo tem como objetivo discutir de que modo uma disciplina de Prática de Ensino contribui para a formação do professor de Matemática em relação ao uso das tecnologias digitais na Educação Básica. A partir de uma abordagem qualitativa, utilizamos como procedimentos metodológicos o acompanhamento da disciplina e entrevistas realizadas com alguns licenciandos e com o professor. Para a compreensão dos dados, nos apoiamos em Bovo (2004), que elenca alguns conhecimentos necessários aos professores para o uso das tecnologias digitais, e outros autores como Ponte et al. (2003), Perrenoud (2000) e Costa et al. (2012), que apontam competências relacionadas a esses conhecimentos. A partir disso, identificamos que a disciplina promoveu o desenvolvimento de competências e conhecimentos relacionados ao uso de tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática, sendo que os futuros professores puderam articular conhecimentos teóricos e práticos durante a disciplina, além de discutirem sobre as possibilidades dessas tecnologias no contexto escolar. 

Autor/innen-Biografien

Marília Zabel, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Rio Claro

Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado de Santa Catarina e mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Rio Claro. Membro do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM). Atualmente é docente da rede estadual de ensino de Santa Catarina.

Ana Paula dos Santos Malheiros, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de São José do Rio

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Rio Claro, mestre e doutora em Educação Matemática pela mesma instituição. Docente da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de São José do Rio Preto e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Pesquisadora associada do Grupo de pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM).

Veröffentlicht

2015-11-26

Ausgabe

Rubrik

Artigos