Practices and epistemic movements in the analysis about the results of an experimental inquiry practical activity

Authors

  • Ana Elisa Montebelli Motta Universidade de São Paulo
  • Michele Dayane Facioli Medeiros Universidade de São Paulo
  • Marcelo Tadeu Motokane Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n2p337

Abstract

This paper is inserted in the studies about discursive interactions in Science Teaching. The goal is to verify which Epistemic Practices and Epistemic Movements are present throughout the analysis of the results in an experimental inquiry practical activity. Thus, it is intended to characterize the proposition of explanations in the interactions between teachers and students. For this, we selected two episodes of a class about the photosynthesis and respiration theme, taught with students of the 7th Middle School. Our results indicate the teachers’ contributions in order that the students could move from the hypothesis formulation’, based on the identification of the light as the experimental variable, to the development of explanations that incorporated the concepts. The resume of prior information allows the ordering of data, which seemed to be important for students to organize information and establish conceptual bases for the subsequent interpretation of the obtained data.

Author Biographies

Ana Elisa Montebelli Motta, Universidade de São Paulo

Bacharela (2014) e Licenciada (2015) em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Jornalismo Científico (2016) pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (LABJOR), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é mestranda do Programa Interunidades em Ensino de Ciências (modalidade Biologia), Universidade de São Paulo (USP), e membro do grupo de pesquisa Linguagem e Ensino de Ciências (LINCE).

Michele Dayane Facioli Medeiros, Universidade de São Paulo

Licenciada em Ciências Biológicas (2006) pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Especialista em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (2010) e em Educação Escolar - Desafios do Cotidiano (2011) pela Faculdade de Educação São Luís (FESL). Especialista em Gestão Ambiental (2010) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Mestre em Ensino de Ciências (modalidade Biologia) (2016) pelo Programa Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo (USP). Membro do grupo de pesquisa Linguagem e Ensino de Ciências (LINCE). Atua como professora da rede pública estadual e municipal desde 2010 e é supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) desde 2014. Atualmente é doutoranda do Programa Interunidades em Ensino de Ciências (modalidade Biologia), Universidade de São Paulo (USP).

Marcelo Tadeu Motokane, Universidade de São Paulo

Bacharel e Licenciado em Biologia (1992) pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre (2000) e doutor (2005) em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP), Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: argumentação no ensino de ciências e biologia, linguagem e ensino de ciências, educação ambiental, formação de professores de ciências e biologia. É orientador do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências (modalidade Biologia) e do Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada, ambos da Universidade de São Paulo (USP). Coordena o grupo de pesquisa Linguagem e Ensino de Ciências (LINCE) e o Laboratório de Ensino de Biologia (LEB) do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP).

Published

2018-11-28

Issue

Section

Artigos