A temática ambiental e o processo educativo: significados elaborados por licenciandos de física, química, ciências biológicas e matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n1p133Resumo
Neste artigo são apresentadas reflexões sobre os significados que alunos dos cursos de licenciatura em Física, Química, Matemática e Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado de Minas Gerais elaboram sobre a temática ambiental e suas articulações com o processo educativo. Estas reflexões estão apoiadas em um estudo empírico desenvolvido a partir de questionários e entrevistas semi-estruturadas. Participaram deste estudo 21 alunos que haviam concluído, naquela oportunidade, mais de 60% das disciplinas dos seus referidos cursos. Este estudo recebeu ainda suporte dos procedimentos analíticos da Análise de Conteúdo. Considera-se que os estudantes destes cursos, de modo geral, reconhecem problemas ambientais a partir de uma perspectiva mais pragmática, entendendo que estes podem ser administrados exclusivamente a partir de conhecimentos sistematizados, construídos a partir de conceitos de seus campos disciplinares. Neste contexto, eles não desenvolveram articulações mais evidentes entre problemas ambientais e questões de natureza política, social e/ou econômicas.
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