A temática ambiental e o processo educativo: significados elaborados por licenciandos de física, química, ciências biológicas e matemática

Autores

  • Mona Lisa Ferreira Prado Lopes Universidade Federal de Itajubá
  • Luciano Fernandes Silva Universidade Federal de Itajubá
  • Janaina Roberta dos Santos Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n1p133

Resumo

Neste artigo são apresentadas reflexões sobre os significados que alunos dos cursos de licenciatura em Física, Química, Matemática e Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado de Minas Gerais elaboram sobre a temática ambiental e suas articulações com o processo educativo. Estas reflexões estão apoiadas em um estudo empírico desenvolvido a partir de questionários e entrevistas semi-estruturadas. Participaram deste estudo 21 alunos que haviam concluído, naquela oportunidade, mais de 60% das disciplinas dos seus referidos cursos. Este estudo recebeu ainda suporte dos procedimentos analíticos da Análise de Conteúdo. Considera-se que os estudantes destes cursos, de modo geral, reconhecem problemas ambientais a partir de uma perspectiva mais pragmática, entendendo que estes podem ser administrados exclusivamente a partir de conhecimentos sistematizados, construídos a partir de conceitos de seus campos disciplinares. Neste contexto, eles não desenvolveram articulações mais evidentes entre problemas ambientais e questões de natureza política, social e/ou econômicas.

Biografia do Autor

Mona Lisa Ferreira Prado Lopes, Universidade Federal de Itajubá

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto (2014) e graduação em Ciências Biológicas pela Fundação Educacional de Machado (2006), especialização em Ciências Biológicas (2015) pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Metrado em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Itajubá/MG. É professora da rede básica de ensino.

Luciano Fernandes Silva, Universidade Federal de Itajubá

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) câmpus Araraquara. Professor Associado do Instituto de Física e Química da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Professor e pesquisador dos programas de pós-graduação em Educação em Ciências da UNIFEI e em Educação da UNESP câmpus Rio Claro. Pesquisador atuante nos grupos de pesquisa Educação em Ciências e Educação Ambiental da UNIFEI e A Temática Ambiental e o Processo Educativo da UNESP câmpus Rio Claro.

Janaina Roberta dos Santos, Universidade Federal de Itajubá

Professora e Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências

Downloads

Publicado

2019-05-27

Edição

Seção

Artigos