Mapeamento da pesquisa no campo da experimentação no ensino de química no Brasil

Autores

  • Renata Faria de Souza Universidade de São Paulo
  • Patrícia Fernanda de Oliveira Cabral Universidade de São Paulo
  • Salete Linhares Queiroz Universidade de São Paulo, Instituto de Química de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p93

Resumo

Este trabalho analisa a produção acadêmica expressa em dissertações e teses sobre a experimentação no ensino de química, defendidas em Programas de Pós-Graduação vinculados às áreas de Ensino, Educação e Química da CAPES, no período de 2004 a 2013. Foram investigadas 122 dissertações e 21 teses com base nos seguintes descritores: ano de defesa; grau de titulação acadêmica; região geográfica; instituição de origem; nível de escolaridade e foco temático. Os resultados evidenciam o significativo crescimento no número de pesquisas sobre o tema em questão. Os níveis de escolaridade mais investigados foram o ensino médio (68,5%) e superior (27,3%), ao passo que os focos temáticos privilegiados foram experimentação como estratégia didática (58,3%) e experimentação em materiais didáticos (20,2%). A experimentação vinculada à formação inicial e continuada de professores foi abordada de forma incipiente, 7,1% e 13,1% da produção, respectivamente, indicando que essa é uma importante lacuna a ser preenchida por estudos futuros.

Biografia do Autor

Renata Faria de Souza, Universidade de São Paulo

Licenciada em Ciências pela Universidade Luterana do Brasil, mestra em Química pela Universidade Federal de Uberlândia e doutora em Ciências pela USP. Atua como professora no colégio Zênite, em Itumbiara, Goiás.

Patrícia Fernanda de Oliveira Cabral, Universidade de São Paulo

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Alfenas, mestra em Ciências pela USP e doutoranda em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP.

Salete Linhares Queiroz, Universidade de São Paulo, Instituto de Química de São Carlos

Bacharel em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará, mestra em Química pela Universidade Federal de São Carlos e doutora em Química pela Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”. Atua como professora no Instituto de Química de São Carlos da USP e como diretora do Centro de Divulgação Científica e Cultural da mesma Universidade. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e editora da revista Química Nova na Escola.

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Publicado

2019-11-29

Edição

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Artigos