Mapeamento da pesquisa no campo da experimentação no ensino de química no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p93Resumo
Este trabalho analisa a produção acadêmica expressa em dissertações e teses sobre a experimentação no ensino de química, defendidas em Programas de Pós-Graduação vinculados às áreas de Ensino, Educação e Química da CAPES, no período de 2004 a 2013. Foram investigadas 122 dissertações e 21 teses com base nos seguintes descritores: ano de defesa; grau de titulação acadêmica; região geográfica; instituição de origem; nível de escolaridade e foco temático. Os resultados evidenciam o significativo crescimento no número de pesquisas sobre o tema em questão. Os níveis de escolaridade mais investigados foram o ensino médio (68,5%) e superior (27,3%), ao passo que os focos temáticos privilegiados foram experimentação como estratégia didática (58,3%) e experimentação em materiais didáticos (20,2%). A experimentação vinculada à formação inicial e continuada de professores foi abordada de forma incipiente, 7,1% e 13,1% da produção, respectivamente, indicando que essa é uma importante lacuna a ser preenchida por estudos futuros.
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