Aporética do Infinito: [des]caminhos na matemática e na pintura
Abstract
O infinito, tema abstrato, contrário à intuição e experiências quotidianas, foi objeto de profundas reflexões no decorrer da história do pensamento humano. Controverso, oscilando entre atoe potência, perpassa praticamente todo o desenvolvimento histórico da matemática, bem como, o campo das artes, das mais variadas formas. Este artigo tem como objetivo explorar alguns aspectos da trajetória histórica e epistemológica deste conceito, a fim de refletir sobre a natureza do conhecimento matemático. Além disso, tomando a arte como lugar potencial para se exercitar o pensamento matemático, pretendemos perceber como o infinito foi problematizado neste campo de saber em diferentes momentos artísticos, especificamente no contexto da pintura. Com isto, pensamos contribuir com a formação de professores, no sentido de uma melhor compreensão dos saberes que permeiam sua prática escolar e, também, através das relações que podem ser estabelecidas ao se unir arte e matemática
Downloads
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and publishing rights to their works without restrictions.
By submitting their manuscripts, authors grant Revista Alexandria the exclusive right of first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt, and build upon the published work, provided that appropriate credit is given to the author(s) and the original publication in this journal.
Authors are also permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the published version of their work in this journal (for example, depositing it in an institutional repository, posting it on a personal website, publishing translations, or including it as a book chapter), provided that authorship and the original publication in Revista Alexandria are properly acknowledged.
