Aporética do Infinito: [des]caminhos na matemática e na pintura

Autores

  • Rosilene Beatriz Machado UFSC
  • Débora Regina Wagner UFSC
  • Cláudia Regina Flores UFSC
  • Cássia Aline Schuck UFSC

Resumo

O infinito, tema abstrato, contrário à intuição e experiências quotidianas, foi objeto de profundas reflexões no decorrer da história do pensamento humano. Controverso, oscilando entre atoe potência, perpassa praticamente todo o desenvolvimento histórico da matemática, bem como, o campo das artes, das mais variadas formas. Este artigo tem como objetivo explorar alguns aspectos da trajetória histórica e epistemológica deste conceito, a fim de refletir sobre a natureza do conhecimento matemático. Além disso, tomando a arte como lugar potencial para se exercitar o pensamento matemático, pretendemos perceber como o infinito foi problematizado neste campo de saber em diferentes momentos artísticos, especificamente no contexto da pintura. Com isto, pensamos contribuir com a formação de professores, no sentido de uma melhor compreensão dos saberes que permeiam sua prática escolar e, também, através das relações que podem ser estabelecidas ao se unir arte e matemática

Biografia do Autor

Rosilene Beatriz Machado, UFSC

possui licenciatura em Matemática (UFSC, 2007), Especialização em Matemática Financeira Aplicada aos Negócios (UNISUL, 2009) e Mestrado em Educação Científica e Tecnológica (UFSC, 2012). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, sob a orientação da Profª Drª Cláudia Regina Flores, e integrante do Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM - UFSC). 

Débora Regina Wagner, UFSC

Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2001) e mestrado em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC (bolsista CAPES/REUNI) sob orientação da Profª Drª Cláudia Regina Flores, e integrante do Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática –GECEM.

Cláudia Regina Flores, UFSC

É docente do Departamento de Metodologia e Ensino do Centro de Ciências da Educação da UFSC e professora credenciada no Programade Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). É licenciada em Matemática, mestre e doutora em Educação, linha Ensino de Ciências e Matemática, pela UFSC. Realizou estágio de doutoramento na Universitè de Rouen, França e pós-doutoramento junto à North Carolina State University, EUA. Tem orientado projetos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado em temas ligados à História, à Arte e à Visualização em interação com a Educação Matemática. É bolsista Produtividade em Pesquisa –CNPQ desde o ano de 2011 e coordena o Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM), criado em 2009. 

Cássia Aline Schuck, UFSC

É licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, sob orientação da Profª Drª Cláudia Regina Flores, e integrante do Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática –GECEM. 

Downloads

Edição

Seção

Artigos