Modelagem matemática e pedagogia de projetos: aspectos comuns
Abstract
É emergente na educação escolar brasileira a necessidade da adoção de novos comportamentos no que diz respeito à prática docente, pois, do modo como está sendo conduzida, muito pouco se conquistará do imenso leque de objetivos que a ela são atribuídos. O ensino da matemática urge pelo incremento de novas práticas pedagógicas com o intuito de tirar do professor a idéia de que exclusivamente por sua ação verbal se conseguirá promover um aprendizado significativo. A modelagem matemática e os projetos de trabalho aliam em si a vantagem de partirem de uma situação-problema que envolve diretamente o aluno para fazê-los chegarem a uma resposta, a um modelo matemático a partir do diálogo e da interação entre os pares. Rompem com o antigo sistema que se utiliza de constructos matemáticos prontos e acabados para almejar-se uma posterior contextualização. Como nova tendência que surge no campo da Educação Matemática, a modelagem precisa ser discutida e debatida em consonância com
outras possibilidades de práticas educacionais, como a Pedagogia de Projetos, para que suas confluências possam ser percebidas e, aos poucos, irem sendo acrescidas nas atividades de ensino nas escolas brasileiras, principalmente nas aulas de matemática.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and publishing rights to their works without restrictions.
By submitting their manuscripts, authors grant Revista Alexandria the exclusive right of first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt, and build upon the published work, provided that appropriate credit is given to the author(s) and the original publication in this journal.
Authors are also permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the published version of their work in this journal (for example, depositing it in an institutional repository, posting it on a personal website, publishing translations, or including it as a book chapter), provided that authorship and the original publication in Revista Alexandria are properly acknowledged.
