Modelagem matemática e pedagogia de projetos: aspectos comuns

Autores

  • Ronaldo Barros Ripardo
  • Marcelo de Sousa Oliveira
  • Francisco Hermes da Silva Universidade Federal do Pará (UFPA).

Resumo

É emergente na educação escolar brasileira a necessidade da adoção de novos comportamentos no que diz respeito à prática docente, pois, do modo como está sendo conduzida, muito pouco se conquistará do imenso leque de objetivos que a ela são atribuídos. O ensino da matemática urge pelo incremento de novas práticas pedagógicas com o intuito de tirar do professor a idéia de que exclusivamente por sua ação verbal se conseguirá promover um aprendizado significativo. A modelagem matemática e os projetos de trabalho aliam em si a vantagem de partirem de uma situação-problema que envolve diretamente o aluno para fazê-los chegarem a uma resposta, a um modelo matemático a partir do diálogo e da interação entre os pares. Rompem com o antigo sistema que se utiliza de constructos matemáticos prontos e acabados para almejar-se uma posterior contextualização. Como nova tendência que surge no campo da Educação Matemática, a modelagem precisa ser discutida e debatida em consonância com
outras possibilidades de práticas educacionais, como a Pedagogia de Projetos, para que suas confluências possam ser percebidas e, aos poucos, irem sendo acrescidas nas atividades de ensino nas escolas brasileiras, principalmente nas aulas de matemática.

Biografia do Autor

Ronaldo Barros Ripardo

Licenciado Pleno em Letras pela Universidade Federal do Pará /
UFPa (2006) e em Matemática pela Universidade do Estado do Pará / UEPA (2005).

Marcelo de Sousa Oliveira

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela
Universidade Federal do Pará / UFPa (1999).

Francisco Hermes da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA).

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela
Universidade Federal do Pará (1991), especialização em Informática em Educação pela Universidade do Estado do Pará (1993), mestrado em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é Professor de Primeiro e Segundo grau da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

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Publicado

2009-07-01