Os livros didáticos de física e suas omissões e distorções na história do desenvolvimento da termodinâmica

Authors

  • Rodrigo Baldow Colégio Barra da Jangada - PE
  • Francisco Nairon Monteiro Júnior Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Abstract

A Termodinâmica é vista neste artigo com um olhar histórico, no qual fizemos uma leitura do seu desenvolvimento ao longo dos séculos XVIII e XIX, destacando tanto as contribuições dos mais conhecidos personagens deste período, mas também daqueles menos conhecidos e de outros até completamente esquecidos por professores e pelos livros didáticos. Analisando o período histórico da revolução industrial durante o século XIX, ressaltamos como os fatores sociais, políticos e econômicos influenciaram o desenvolvimento daquela ciência,
principalmente no tocante ao desenvolvimento das máquinas a vapor. Com base neste referencial, fizemos uma análise de cinco dos livros didáticos de ensino médio mais utilizados em nossas escolas, identificando as omissões e distorções presentes nas apresentações do tema em questão em tais textos, evidenciando um uso ingênuo e distorcido da história da
ciência no ensino da ciência.

Author Biographies

Rodrigo Baldow, Colégio Barra da Jangada - PE

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2007), é pós-graduando em Metodologia do Ensino de Física pela Universidade Gama Filho-
RJ. Atualmente é Professor do ensino Fundamental e Médio do Colégio Barra de Jangada.

Francisco Nairon Monteiro Júnior, Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Possui graduação em Licenciatura em Física pela
Universidade Federal Rural de Pernambuco (1994). É Mestre em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1998) e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP/Bauru. Atualmente é Professor de Ensino Superior do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de ensino de física, com ênfase em física básica, instrumentação, e prática de ensino, atuando principalmente nas seguintes disciplinas: Física Geral e Experimental, Instrumentação para o Ensino da Física, Didática, Metodologia do Ensino da Física e Prática de Ensino da Física.

Published

2010-05-01

Issue

Section

Artigos