A história da Ciência nos livros didáticos de Biologia do ensino médio: uma análise do conteúdo sobre o episódio da transformação bacteriana

Autores

  • Sandra Regina Gimenez Rosa
  • Marcos Rodrigues da Silva

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a história da ciência que está sendo apresentada nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. Nossa investigação parte do seguinte questionamento: que tipo de história esta sendo apresentado nos livros didáticos, já que ela é considerada nos documentos oficiais como um dos critérios de avaliação do livro didático? Para isso apresentamos uma rápida descrição acerca da importância do livro
didático; em seguida sugerimos que uma história de problemas parece ser o tipo de história mais adequado para a compreensão de importantes episódios da história da ciência; no que segue apresentamos um episódio da história da biologia, a descoberta do princípio da transformação bacteriana. Em seguida, na última seção, procuramos mapear as
formas de exposição historiográfica deste episódio em alguns livros didáticos. Neste mapeamento nos propomos a explorar as potencialidades historiográficas abertas pelas narrativas destes livros didáticos.

Biografia do Autor

Sandra Regina Gimenez Rosa

É professora de Biologia do Ensino Médio da Rede
Estadual de Ensino no Estado do Paraná, atuando na Escola Estadual Presidente Kennedy, em Rolândia. È mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e atualmente faz parte do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) do Estado do Paraná.

Marcos Rodrigues da Silva

É professor do Departamento de Filosofia da
Universidade Estadual de Londrina (UEL), e atua como professor efetivo no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL. É doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo, com tese na área de filosofia da ciência, destacando-se, nesta área, as
investigações ligadas ao empirismo e os problemas das teorias da explicação científica. Atua também como professor efetivo no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UEL.

Downloads

Publicado

2010-07-01

Edição

Seção

Artigos