Concepts of interdisciplinarity in research published in the area of science education (2009-2018)
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n2p143Abstract
A interdisciplinaridade é um movimento que vem se destacando no âmbito educacional, tanto na formação de professores, quanto na educação básica, ainda que haja discordância com relação ao conceito e aplicabilidade. Autores tais como Ivani Fazenda e Hilton Japiassu destacam-se enquanto precursores desse tema no Brasil, identificando a interdisciplinaridade como uma reação aos efeitos da hiperespecialização dos saberes. Objetiva-se refletir sobre conceitos de interdisciplinaridade sob a ótica de artigos publicados em periódicos científicos nacionais entre os anos de 2009 a 2018, especificamente, na área de ensino, com enfoque no ensino de ciências, avaliados em Qualis A1, A2 e B1 na Plataforma Sucupira da CAPES. Esses dados foram tratados por meio da análise de conteúdo. O estudo demonstrou uma diversidade de conceitos, todos respaldados na relação e diálogo entre as disciplinas, tendo como objetivo o rompimento da fragmentação e a análise e resolução de um determinado tema ou situação.
References
AUGUSTO, T. G. S.; CALDEIRA, A. M. A.; CALUZI, J.J.; NARDI, R. Interdisciplinaridade: concepções de professores da área Ciências da Natureza em formação em serviço. Ciência & Educação, v. 10, n. 2, p. 277-289, 2004.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 11 fev. 2019.
DESCARTES, R. Discurso do Método. Tradução: Ciro Mioranza. São Paulo: Escala, 2006.
FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro. São Paulo: Loyola, 1979.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. São Paulo: Papirus, 1994.
FAZENDA, I. C. A. (Org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 1998.
FAZENDA, I. C. A. (Org.). Dicionário em construção: interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2002.
FAZENDA, I. C. A. (Org.). O Que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.
FEISTEL, R. A. B.; MAESTRELLI, S. R. P. Interdisciplinaridade na formação inicial de professores: um olhar sobre as pesquisas em Educação em Ciências. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 1, p. 155-176, 2012.
FOUREZ, G. (Dir.). Abordagens didáticas da Interdisciplinaridade. Instituto Piaget, 2008.
FRANCISCHETT, M. N. O entendimento da interdisciplinaridade no cotidiano. In: Colóquio do Programa de Mestrado em Letras da Unioeste. Cascavel, 2005.
GARCIA, J. A interdisciplinaridade segundo os PCNs. Revista de Educação Pública, v. 17, n. 35, p. 363-378, 2008.
GERHARD, A. C.; FILHO, J. B. R. A fragmentação dos saberes na educação científica escolar na percepção de professores de uma escola de ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, n. 1, p. 125-145, 2012.
GOZZI, M. E.; RODRIGUES, M. A. Características da formação de professores de Ciências Naturais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 2, p. 423-449, ago. 2017.
JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
MACEDO, N. D. Iniciação à pesquisa bibliográfica: guia do estudante para a fundamentação do trabalho de pesquisa. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1994.
MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MARTINO, L. C.; BOAVENTURA, K. T. O Mito da Interdisciplinaridade: história e institucionalização de uma ideologia. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, v. 16, n.1, p. 1-16, 2013.
MARTINS, E. A.; ZILLI, B.; GUARNIERI, P. V.; DINIZ, T. H. Uma revisão bibliográfica sobre abordagens interdisciplinares no ensino de Ciências: aproximações com a interdisciplinaridade científica e escolar. Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade, n. 11, p. 1-151, 2017.
MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2007.
NEWELLL, W. H. GREEN, W. J. Defining and Teaching Interdisciplinary Studies. Heldred Publications: Washington, U.S.A, 1982.
OLIVEIRA, E. B.; MANSO, M. H. S.; SANTOS, F. N.; SAMPAIO, B. S. Os desafios da interdisciplinaridade no currículo da área das Ciências da Natureza de uma escola estadual. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade, n. 8, p. 31-47, 2016.
OLIVEIRA, E. B.; SANTOS, F. N. Pressupostos e definições em Interdisciplinaridade: diálogo com alguns autores. Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade, n. 11, p. 73-87, 2017.
POMBO, O. Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Liinc em Revista, v. 1, n. 1, 2005.
RAMOS, J. T. J; SILVA, A. M. T. B. As concepções dos professores sobre a interdisciplinaridade em um modelo alternativo de formação em Ciências Exatas: possíveis convergências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 3, p. 1-30, 2018.
RODRIGUES, A. C. C. Relações intradisciplinares e interdisciplinares no ensino da didática no curso de pedagogia. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais Eletrônicos... Florianópolis, 2015. p.1-19. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt04-3686.pdf. Acesso em: 02 out. 2018.
ROJAS, J. S.; FERREIRA, F. M. N. S. Os desafios e perspectivas de uma práxis pedagógica integradora: a interdisciplinaridade em questão. Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade, v.1, n. 4, p. 26-37, 2014.
RUAS, F. P.; ARAÚJO, R. R. O todo e as partes como forma de expressão de pontos de vista sobre interdisciplinaridade em ciências. Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade, n. 11, p. 58-71, 2017.
SHAW, G. L. As concepções de interdisciplinaridade de licenciandos em Ciências da Natureza e a oficina pedagógica contextualizando a Biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11.,2017, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2017. p.1-11. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R2048-1.pdf. Acesso em: 01 out. 2018.
SILVA, F. K. M.; HORNINK, G. G. Quando a Biologia encontra a Geologia: possibilidades interdisciplinares entre áreas. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 4, n. 1, p. 117-132, 2011.
WIRZBICKI, S.; ZANON, L. B. Abordagens e reflexões sobre o ensino do conceito energia nas transformações dos alimentos. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 3, p. 195-218, 2012.
ZANON, L. B.; HAMES, C.; SANGIOGO, F. A. Interações em espaços de formação docente inicial na perspectiva da (re) construção do currículo escolar na modalidade de situação de estudo. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, n. 1, p. 21-35, 2012.
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais aos artigos da revista são do autor, com direitos de primeira publicação à revista. Devido ao fato de aparecerem neste periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicações inicial nesta revista.
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY