Theories of school financial education in the initial years of elementary school: how are they presented in mathematics textbooks?

Authors

  • Laís Thalita Bezerra dos Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n2p191

Abstract

Este artigo abordará as temáticas de Educação Financeira Escolar (EFE) presentes em atividades de livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objetivo identificar e discutir tais temáticas, nas quais as atividades que tinham potencial para discutir a EFE estavam inseridas. Como método, foram analisados todos os livros didáticos de Matemática aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2016, dentre os quais foram encontrados 32 livros que apresentavam atividades com potencial para trabalhar a EFE. Neles, foram analisadas as atividades presentes e as orientações nos manuais dos professores, identificando e classificando as temáticas de EFE nelas encontradas. Como resultados, aponta-se que nos livros de Alfabetização Matemática (1º ao 3º anos) foram identificadas 11 temáticas distintas. Assim, destaca-se que as atividades presentes em tais livros envolvem uma diversidade de temáticas importante para o trabalho com a EFE, sendo discutidos aspectos matemáticos e não matemáticos, em um processo de tomada de decisão. Nos livros de Matemática (4º e 5º anos), por sua vez, apenas três temáticas foram identificadas, o que indica, dentre outras conclusões, a necessidade de uma maior diversidade de situações a serem trabalhadas em tais livros.

Author Biographies

Laís Thalita Bezerra dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Este artigo abordará as temáticas de Educação Financeira Escolar (EFE) presentes em atividades de livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objetivo identificar e discutir tais temáticas, nas quais as atividades que tinham potencial para discutir a EFE estavam inseridas. Como método, foram analisados todos os livros didáticos de Matemática aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2016, dentre os quais foram encontrados 32 livros que apresentavam atividades com potencial para trabalhar a EFE. Neles, foram analisadas as atividades presentes e as orientações nos manuais dos professores, identificando e classificando as temáticas de EFE nelas encontradas. Como resultados, aponta-se que nos livros de Alfabetização Matemática (1º ao 3º anos) foram identificadas 11 temáticas distintas. Assim, destaca-se que as atividades presentes em tais livros envolvem uma diversidade de temáticas importante para o trabalho com a EFE, sendo discutidos aspectos matemáticos e não matemáticos, em um processo de tomada de decisão. Nos livros de Matemática (4º e 5º anos), por sua vez, apenas três temáticas foram identificadas, o que indica, dentre outras conclusões, a necessidade de uma maior diversidade de situações a serem trabalhadas em tais livros.

Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa, Universidade Federal de Pernambuco

É doutora em Educação, professora e pesquisadora da Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE (Edumatec) e professora associada 2 da Universidade Federal de Pernambuco, no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, Centro de Educação. Realiza pesquisas em Educação Matemática com ênfase em Educação Financeira e é líder do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica (GREDAM). 

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Published

2020-11-25

Issue

Section

Artigos