Um olhar sobre o sistema de avaliação externa da rede municipal de Canoas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2025.e103055

Palabras clave:

sistema de avaliação externa, ensino fundamental, números e operações, tarefas matemáticas

Resumen

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado realizada com estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Canoas, RS, focando nas dificuldades em "Números e Operações" dentro da Matemática. A investigação analisa as questões aplicadas em 2023 pelo Sistema de Avaliação da Educação Municipal (SAEM) de Canoas, que monitora o processo educacional por meio de avaliações anuais em Língua Portuguesa e Matemática. Especificamente, o estudo examina o eixo "Números e Operações", categorizando as questões conforme a demanda cognitiva, com base na teoria de Smith e Stein (1998). A pesquisa visa desenvolver estratégias para mitigar os impactos da pandemia na aprendizagem dos estudantes em Matemática, auxiliando os professores na elaboração de atividades que correspondam ao nível cognitivo dos alunos. Os resultados pretendem fornecer suporte para um ensino mais direcionado e eficaz, ajustado às necessidades reveladas pelas avaliações internas e externas.

Biografía del autor/a

Rosana Soares Pinheiro, Universidade Luterana do Brasil

Professora de Matemática com mais de 20 anos de experiência no Ensino Fundamental. Atua na Rede Municipal de Canoas e Porto Alegre nos Anos Finais do Ensino Fundamental, além de exercer a função de Supervisão Escolar na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos em Canoas. Licenciada em Ciências/Plena em Matemática pelo Centro Integrado de Ensino Superior de Alegrete (CIESA), Pós-graduação em Gestão em Planejamento Escolar (LaSalle), em Supervisão Escolar (Uniasselvi), em Educação Especial e Inclusiva (Faculdade São Luís), e em Gestão Pública em Saúde (Faculdade Iguaçu). Mestre no Ensino de Ciências e Matemática pela ULBRA.

Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Universidade Luterana do Brasil

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, especialização em Matemática pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS), doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca, Espanha, título reconhecido pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado pela Universidade de La Laguna na Espanha. Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil. Atua no curso de Matemática Licenciatura e como coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Currículo de Matemática, Tecnologias da Informação e Comunicação, Formação Continuada e Ensino e Aprendizagem. É cofundadora da Rede de Educação Matemática da América Central e do Caribe (REDUMATE).Foi secretária do Comitê Interamericano de Educação Matemática (CIAEM), gestão 2019-2023. É Diretora Nacional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), gestão 2022-2025. Pesquisadora Bolsa Produtividade do CNPq, nível 2.

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Publicado

2025-09-09

Número

Sección

Artigos