Um olhar sobre o sistema de avaliação externa da rede municipal de Canoas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2025.e103055Palabras clave:
sistema de avaliação externa, ensino fundamental, números e operações, tarefas matemáticasResumen
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado realizada com estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Canoas, RS, focando nas dificuldades em "Números e Operações" dentro da Matemática. A investigação analisa as questões aplicadas em 2023 pelo Sistema de Avaliação da Educação Municipal (SAEM) de Canoas, que monitora o processo educacional por meio de avaliações anuais em Língua Portuguesa e Matemática. Especificamente, o estudo examina o eixo "Números e Operações", categorizando as questões conforme a demanda cognitiva, com base na teoria de Smith e Stein (1998). A pesquisa visa desenvolver estratégias para mitigar os impactos da pandemia na aprendizagem dos estudantes em Matemática, auxiliando os professores na elaboração de atividades que correspondam ao nível cognitivo dos alunos. Os resultados pretendem fornecer suporte para um ensino mais direcionado e eficaz, ajustado às necessidades reveladas pelas avaliações internas e externas.
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