Identificação e emergência de aspectos relacionados à cultura advinda da utilização de aparelhos celulares inteligentes

Autores

  • André Gerstberger Universidade do Vale do Taquari
  • Ieda Maria Giongo Universidade do Vale do Taquari

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n1p309

Resumo

O objetivo do presente artigo consiste em compreender de que forma os alunos de uma turma de nono ano do ensino fundamental de uma escola pública, localizada em um município pertencente à Região do Vale do Taquari, RS, utilizam seus smartphones em atividades não escolares. Os aportes teóricos estão em consonância com campo da Etnomatemática, e seus entrecruzamentos com autores que apregoam a utilização das tecnologias digitais em ambientes escolares.  A metodologia de pesquisa é de cunho qualitativo com aproximações etnográficas, utilizando a análise descritiva para interpretação dos resultados emergentes. Dentre os resultados emergentes destacam-se: i) portar um celular ultrapassou as barreiras sociais/econômicas; ii) as funções mais utilizadas pelos alunos são a câmera fotográfica e os aplicativos de redes sociais; iii) os celulares inteligentes têm modificado as formas de relação e comunicação.

Biografia do Autor

André Gerstberger, Universidade do Vale do Taquari

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2011). Especialista em Docência para o Ensino Superior pela Faculdade de Sinop (FASIPE) em 2012. É Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas do Centro Universitário UNIVATES (2017). Atualmente é doutorando em Educação pela Universidade de Lisboa e doutorando em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari. Trabalha como Técnico Administrativo Educacional da Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, concursado pelo Estado de Mato Grosso desde 2011. Atua como professor de Matemática do Ensino Fundamental no Instituto Educacional Superação desde 2016. Também é docente na Universidade de Cuiabá (UNIC), campus de Sinop-MT, ministrando aulas de Raciocínio Lógico e Matemático e Matemática Financeira nos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis. E-mail: andre_canelavera@hotmail.com .

Ieda Maria Giongo, Universidade do Vale do Taquari

Possui graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Especialização em Ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates de Lajeado, RS, vinculada ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Coordena o Grupo de Pesquisa Práticas, Ensino e Currículos (CNPq) e participa do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade (GIPEMS). Também atua, como docente permanente, no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e Programa de Pós-graduação em Ensino da Instituição, coordenando este último. E-mail: igiongo@univates.br .

Downloads

Publicado

2018-05-21

Edição

Seção

Artigos