A estratégia da modelagem didático-científica para a conceitualização do real no ensino de física: um estudo de caso com professores de ensino médio

Autores/as

  • Rafael Vasques Brandão Colégio de Aplicação, Universidade Federal do Rio Grande do Su
  • Ives Solano Araujo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eliane Angela Veit Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-2406-3415

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n1p85

Resumen

Na pesquisa em Ensino de Física é praticamente consensual a relevância de estratégias didáticas que privilegiem uma reflexão crítica sobre os tópicos trabalhados em sala de aula. Com base em estudos anteriores, partiu-se da premissa de que um referencial teórico-metodológico promissor para esse fim é a “modelagem didático-científica”. Seu fundamento se apoia, sobretudo, na teoria dos campos conceituais de Vergnaud e na postura filosófica de Bunge sobre o processo de modelagem científica. Esse referencial foi empregado em uma disciplina obrigatória de um Mestrado Profissional, para dar sentido às formas predicativa e operatória do conhecimento acerca do processo de conceitualização de eventos físicos, com ênfase em modelagem computacional. Este estudo empírico, com enfoque qualitativo e propósito explanatório, permitiu coletar evidências de concepções, dificuldades e avanços na conceitualização do real por parte dos professores de Física do Ensino Médio matriculados nessa disciplina e, ainda, identificar possíveis invariantes operatórios utilizados por esses professores.

Biografía del autor/a

Rafael Vasques Brandão, Colégio de Aplicação, Universidade Federal do Rio Grande do Su

Bacharel em Física Médica pela Pontifícia Universidade Católica/RS (1997), bacharel  (2002) e licenciado em Física (2005), mestre em Ensino de Física (2008) e Doutor em Ensino de Física (2012) pela Universidade Federal de Rio Grande. Desde de 2011, é professor efetivo do Departamento de Ciências Exatas e da Natureza do Colégio de Aplicação da UFRGS, sendo atualmente Diretor.  Coordena o Centro de Tecnologia Acadêmica Júnior que reúne estudantes da educação básica e superior em torno de tecnologias e recursos educacionais abertos e livres.

Ives Solano Araujo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado e bacharel em Física pela Universidade Federal de Rio Grande (2000). Mestre (2002) e doutor (2005) em Física, na área de concentração Ensino de Física, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Harvard (EUA, 2009-2010). Professor Associado do Departamento de Física da UFRGS e editor da revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS atuando como professor e orientador de teses de doutorado e dissertações de mestrado. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – Nível 2 (Educação).

Eliane Angela Veit, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Física (1975), mestre em Física (1979) e doutora em Ciências (1981) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de British Columbia (Canadá, 1982-1984). Professora Titular do Departamento de Física da UFRGS e editora adjunta da revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI). Membro do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS atuando como professora e orientadora de teses de doutorado e dissertações de mestrado.

Publicado

2019-05-27

Número

Sección

Artigos