A Hermenêutica de Profundidade: possibilidades em Educação Matemática

Autores/as

  • Fábio Donizeti de Oliveira UNESP
  • Mirian Maria Andrade UNESP
  • Tatiane Tais Pereira da Silva UNESP

Resumen

Este texto tem a intenção de sistematizar algumas reflexões do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática – GHOEM – sobre as potencialidades do que tem sido chamado “o referencial teórico-metodológico da Hermenêutica de Profundidade” (HP). Ao mesmo tempo em que se propõe um exercício de síntese enquanto ainda tateamos, em nossas pesquisas, visando a compreender e efetivar a HP, apresenta possíveis avanços na compreensão deste referencial e discute alguns estudos específicos, como exemplo mais concreto de suas potencialidades

Biografía del autor/a

Fábio Donizeti de Oliveira, UNESP

Licenciado em Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho-UNESP, campus de Bauru, possui mestrado em Educação Matemática pela UNESP, campus de Rio Claro. É doutorando do programa de Ensino de Ciências e Matemática da Faculdade de Ciências da UNESP, campus de Bauru e participa do Grupo de Pesquisa História Oral e EducaçãoMatemática - GHOEM. Sua dissertação discute a produção em Educação Matemática sobre livros didáticos, em especial, no que diz respeito à metodologia para a análise desse tipo de material. No doutorado estuda formas de sistematização de textualizações para a produção denarrativas. Seus principais temas de pesquisa são, portanto, a Hermenêutica de Profundidade e a História da Educação Matemática.

Mirian Maria Andrade, UNESP

Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (2001-2004). Possui mestrado (2008) e doutorado (2012) em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP, campus de Rio Claro. Trabalha com pesquisa em Educação Matemática, principalmente, nos seguintes temas: História da Educação Matemática, Análise de Formas Simbólicas, Modelagem Matemática e Educação Estatística. Atualmente é professora Adjunta do curso de Matemática da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal–FACIP, Universidade Federal de Uberlândia–UFU.

Tatiane Tais Pereira da Silva, UNESP

Licenciada pelo curso de Licenciatura em Matemática da UNESP/Bauru, atualmente é aluna regular do curso de mestrado do Programa de pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP, campus de Rio Claro. Atua principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática, Análise de Livros Didáticos e Movimento da Matemática Moderna. Desde 2008 é membro do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática - GHOEM.