Discussões éticas em modelagem matemática

Autores/as

  • Uálace Santana de Melo
  • Marcelo Leon Caffé de Oliveira

Resumen

Neste artigo apresentamos a definição de discussões éticas e sua ocorrência em uma atividade de modelagem matemática. Utilizando dados qualitativos, coletados através da observação (usando gravação) de um grupo de alunos de uma escola pública em Feira de Santana-Bahia, concluímos que as discussões éticas, nesta atividade, apareceram como discussões paralelas e que sua ocorrência dependeu do incentivo do professor.

Biografía del autor/a

Uálace Santana de Melo

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), foi bolsista de iniciação científica, participando de um projeto envolvendo modelagem matemática na Educação Matemática, é professor da Educação Básica na rede estadual de ensino na cidade de Ipirá-Ba.

Marcelo Leon Caffé de Oliveira

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal da
Bahia (UFBA), Especialista em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É professor da Educação Básica na rede municipal de Feira de Santana-Bahia e Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana. É membro do Núcleo de Pesquisas em Modelagem Matemática (NUPEMM) e do Grupo
Colaborativo em Modelagem Matemática (GCMM) ambos sediados na UEFS.

Publicado

2009-07-01