Um olhar sobre a modelagem matemática no Brasil sob algumas categorias fleckianas

Autores

  • Tiago Emanuel Klüber

Resumo

Neste ensaio buscamos compreender e explicitar aspectos relacionados à circulação intra e inter-coletiva de ideias, sob o referencial fleckiano, nos trabalhos de Modelagem Matemática, a partir dos publicados na V Conferência Nacional sobre Modelagem em Educação Matemática – CNMEM. Duas questões direcionam nosso olhar: 1) Como se dá a circulação intra e inter-coletiva de ideias nas investigações sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática?; e 2) Que implicações se fazem presentes? Nossa abordagem é predominantemente
qualitativa, porém os dados quantitativos tiveram papel importante na análise preliminar, que conduziu à análise mais aprofundada de 7 (sete) comunicações científicas, a partir de categorias pré-estabelecidas. Explicita como a circulação intra e inter-coletiva de ideias podem ajudar no entendimento da constituição da Modelagem Matemática na Educação Matemática, bem como a constituição de distintos coletivos de pensamento.

Biografia do Autor

Tiago Emanuel Klüber

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática (2004) e especialista em Docência no Ensino Superior (2006), pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Mestre em Educação, com ênfase em Educação Matemática, mais especificamente Modelagem Matemática e Etnomatemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) (2007).

Downloads

Publicado

2009-07-01