Representações Sobre Alimentação e Ciência em um Texto de Divulgação Científica: implicações para a educação em ciências

Autores/as

  • Mônica Lobo UFRJ
  • Isabel Martins UFRJ

Resumen

Os textos de divulgação científica (TDC) podem representar importantes recursos semióticos na produção de sentidos. O uso destes textos como material didático tem sido debatido na literatura da área de Educação em Ciências, entretanto, a abordagem de temas relativos à alimentação e saúde tem sido escassa. O trabalho foi centrado na temática do consumo de sal na alimentação e sua relação com a saúde e teve como objetivo a análise das representações sobre alimentação e ciência em um TDC utilizado como material em um curso de formação continuada focado na análise e produção de materiais educativos por professores de classes hospitalares. A análise apontou a importância da abordagem de questões científicas como parte de um contexto sócio-histórico-cultural mais amplo para as práticas de educação alimentar e nutricional nas aulas de Ciências. 

Biografía del autor/a

Mônica Lobo, UFRJ

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Mestre em Nutrição Humana pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro na UFRJ (03/2006-03-2008).Doutoranda do programa de pós-graduação em Educação em Ciência e Saúde do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde-NUTES/UFRJ (2010-2014). Desenvolveu pesquisa acerca dos efeitos da desnutrição sobre o desenvolvimento e referente à divulgação científica na área de saúde. Atua em pesquisa acerca da educação alimentar no contexto do ensino de ciências. O projeto do qual participa enquanto pesquisadora está em desenvolvimento no Laboratório de Linguagens e Mediações do NUTES-UFRJ. 

Isabel Martins, UFRJ

Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e Doutora em Educação pela University of London (1992). Foi professora de Física da Rede Estadual do Rio de Janeiro (1985-1987), pesquisadora no Institute of Education, University of London, (1993-1997), professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (1997-2000). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e Saúde do NUTES (Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde) da UFRJ e ex-editora da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências -RBPEC(2005-2010). Atualmente é professora adjunta do Laboratório de Linguagens e Mediações do NUTES/UFRJ, editora da revista eletrônica Ciência em Tela e presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em educação em Ciências (ABRAPEC). Seus interesses de pesquisa concentram-se nas relações entre linguagens e educação em ciências, com especial referência para estudos acerca de processos de produção, circulação e recepção discursiva em espaços de educação e divulgação científica. Publicações recentes incluem análises de livros didáticos de ciências, do papel de imagens na educação e comunicação científica, e dos processos de apropriação discursiva de resultados de pesquisa em educação em ciências em contextos educacionais. 

Número

Sección

Artigos