Representações Sobre Alimentação e Ciência em um Texto de Divulgação Científica: implicações para a educação em ciências

Autores

  • Mônica Lobo UFRJ
  • Isabel Martins UFRJ

Resumo

Os textos de divulgação científica (TDC) podem representar importantes recursos semióticos na produção de sentidos. O uso destes textos como material didático tem sido debatido na literatura da área de Educação em Ciências, entretanto, a abordagem de temas relativos à alimentação e saúde tem sido escassa. O trabalho foi centrado na temática do consumo de sal na alimentação e sua relação com a saúde e teve como objetivo a análise das representações sobre alimentação e ciência em um TDC utilizado como material em um curso de formação continuada focado na análise e produção de materiais educativos por professores de classes hospitalares. A análise apontou a importância da abordagem de questões científicas como parte de um contexto sócio-histórico-cultural mais amplo para as práticas de educação alimentar e nutricional nas aulas de Ciências. 

Biografia do Autor

Mônica Lobo, UFRJ

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Mestre em Nutrição Humana pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro na UFRJ (03/2006-03-2008).Doutoranda do programa de pós-graduação em Educação em Ciência e Saúde do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde-NUTES/UFRJ (2010-2014). Desenvolveu pesquisa acerca dos efeitos da desnutrição sobre o desenvolvimento e referente à divulgação científica na área de saúde. Atua em pesquisa acerca da educação alimentar no contexto do ensino de ciências. O projeto do qual participa enquanto pesquisadora está em desenvolvimento no Laboratório de Linguagens e Mediações do NUTES-UFRJ. 

Isabel Martins, UFRJ

Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e Doutora em Educação pela University of London (1992). Foi professora de Física da Rede Estadual do Rio de Janeiro (1985-1987), pesquisadora no Institute of Education, University of London, (1993-1997), professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (1997-2000). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e Saúde do NUTES (Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde) da UFRJ e ex-editora da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências -RBPEC(2005-2010). Atualmente é professora adjunta do Laboratório de Linguagens e Mediações do NUTES/UFRJ, editora da revista eletrônica Ciência em Tela e presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em educação em Ciências (ABRAPEC). Seus interesses de pesquisa concentram-se nas relações entre linguagens e educação em ciências, com especial referência para estudos acerca de processos de produção, circulação e recepção discursiva em espaços de educação e divulgação científica. Publicações recentes incluem análises de livros didáticos de ciências, do papel de imagens na educação e comunicação científica, e dos processos de apropriação discursiva de resultados de pesquisa em educação em ciências em contextos educacionais. 

Downloads

Edição

Seção

Artigos