Aprimorando a percepção espacial em geometria molecular através do estudo com mapas conceituais e tecnologia de realidade aumentada
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e91971Palabras clave:
Estrutura molecular, Mapa conceitual, Realidade aumentada, Representação visualResumen
O objetivo foi avaliar o efeito da aplicação de mapa conceitual com realidade aumentada na aprendizagem de geometria molecular. Estudantes (N=55) do Ensino Superior responderam a um pré-teste sobre geometria. Separou-se os estudantes em dois grupos para revisarem o assunto com o apoio de um mapa conceitual com moléculas estáticas (grupo A) e de um mapa conceitual com realidade aumentada (grupo B) – recurso digital desenvolvido especialmente para esta pesquisa. Solicitou-se que todos os estudantes construíssem três moléculas físicas com bolas de isopor e palitos. Atribuiu-se uma nota de 0 a 10 para o pré-teste e tarefa de construção de moléculas físicas. O resultado do pré-teste mostrou que não houve diferença significativa entre os grupos. Na tarefa de construção de moléculas físicas houve diferença significativa entre os grupos. Os resultados sugerem que o desempenho superior do grupo B pode ter sido influenciado por fatores emocionais e de atenção, além da interação com as moléculas em movimento na realidade aumentada, embora essas suposições não tenham sido diretamente comprovadas pela pesquisa principal.
Citas
CHEN, C. H.; HUANG, C. Y.; CHOU, Y. Y. Effects of augmented reality-based multidimensional concept maps on students’ learning achievement, motivation and acceptance. Univ Access Inf Soc, v. 18, p. 257-268, 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/s10209-017-0595-z
CHEN, S.; LIU, S. Using augmented reality to experiment with elements in a chemistry course. Computers in Human Behavior, v. 111, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2020.106418
CHOU, Y. Y.; WU, P. F.; HUANG, C. Y. et al. Effect of digital learning using augmented reality with multidimensional concept map in elementary science course. Asia-Pacific Edu Res, v. 31, p. 383-393, 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s40299-021-00580-y
EILAM, B.; GILBERT, J. K. (Eds.). Science teachers’ use of visual representations. Springer International Publishing, New York, 2014.
FERK, V.; VRTACNIK, M.; BLEJEC, A.; GRIL, A. Students' understanding of molecular structure representations. International Journal of Science Education, v. 25, n. 10, p. 1227-1245, 2003. DOI: 10.1080/0950069022000038231
GILBERT, J. K. Visualization: A metacognitive skill in science and science education. In: GILBERT, J. K. (Ed.). Visualization in science education. p. 9–27. Dordrecht: Springer, 2007.
GOBERT, J. D. Leveraging technology and cognitive theory on visualization to promote students’ science. In: GILBERT, J. K. (Ed.). Visualization in science education. V. 1, p. 73–90. Dordrecht: Springer, 2005.
JOHNSTONE, A. H. The development of chemistry teaching. The Forum, v. 70, n. 9, 1993.
JUSTI, R.; GILBERT, J. K.; FERREIRA, P. F. M. The application of a ‘model of modeling’ to illustrate the importance of metavisualisation in respect of the three types of representation. In: GILBERT, J. K; TREAGUST, D. F. (Eds.). Multiple representations in chemical education. p. 285–307. Dordrecht: Springer, 2009.
KALYUGA, S.; AYRES, P.; CHANDLER, P.; SWELLER, J. The expertise reversal effect. Educational Psychologist, 38, p. 23–31, 2003. DOI: https://doi.org/10.1207/S15326985EP3801_4
KORAKAKIS, G.; PAVLATOU, E. A.; PALYVOS, J. A.; SPYRELLIS, N. 3D visualization types in multimedia applications for science learning: A case study for 8th grade students in Greece. Computers & Education, v. 52, n. 2, 2009, p. 390-401, 2009. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2008.09.011
KOZMA, R.; RUSSELL, J. Students becoming chemists: developing representational competence. In: GILBERT, J. (Ed.). Visualization in Science Education, p. 121-145, Dordrecht, The Netherlands: Spinger, 2005.
LEAHY, W.; SWELLER, J. The imagination effect increases with an increased intrinsic cognitive load. Applied Cognitive Psychology, v. 22, n. 2, p. 273-283, 2008. DOI: https://doi.org/10.1002/acp.1373
LIN, Y. I.; SON, J. Y.; RUDD II, J. A. Asymmetric translation between multiple representations in chemistry. International Journal of Science Education, v. 38, n. 4, 644-662, 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/09500693.2016.1144945
MARSON, G. A.; TORRES, B. B. Fostering multirepresentational levels of chemical concepts: a framework to develop educational software. J. Chem. Educ., v. 88, n. 12, p. 1616–1622, 2011. DOI: https://doi.org/10.1021/ed100819u
MARTINA, A. R. Supporting student’s learning with multiple visual representations. In: HORVATH, J. C.; LODGE, J. M.; HATTIE, J. (Eds). From the laboratory to the classroom: translating science of learning for teachers. Cap. 9. 1ed. New York: Routledge, 2017.
POUW, W. ROP, G.; KONING, B.; PAAS, F. The cognitive basis for the split-attention effect. Journal of Experimental Psychology-general, v. 148, n. 11, p. 2058-2075, 2019. DOI: https://doi.org/10.1037/xge0000578
SILVA, K. S. A neurociência cognitiva como base da aprendizagem de geometria molecular: um estudo sobre atributos do funcionamento cerebral relacionados à memória de longo prazo. 2018. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018.
SILVA, K. S.; FONSECA, L. S. Neurociência e educação: estratégias multissensoriais para a aprendizagem de geometria molecular. Investigações em Ensino de Ciências, v. 26, n. 01, p. 01-26, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.22600/1518-795.ienci2021v26n1p01
SILVA, K. S.; FONSECA, L. S.; CORREIA, P. R. M. Abordagem neurocognitiva de processos atencionais envolvidos na aprendizagem mediada por mapas conceituais. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 13, n. 2, p. 247-268, 2020. DOI: 10.3895/rbect.v13n2.9421
WRIGHT, R.; THOMPSON, W. L.; GANIS, G.; NEWCOMBE, N. S.; KOSSLYN, S. M. Training generalized spatial skills, Psychonomic Bulletin & Review, v. 15, n. 4, p. 763-771, 2008.
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os autores cedem à revista Alexandria os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.