A perspectiva freireana e a tecnologia social no currículo do ensino médio integral: contribuições para o ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e97431Palabras clave:
Paulo Freire, Tecnologia social, Estações dos saberes, Ensino em tempo integralResumen
Este estudo tem como objetivo investigar potencialidades da inserção da perspectiva freireana e da Tecnologia Social no currículo do Ensino Médio em Tempo Integral, em uma escola da rede estadual da Bahia. A pesquisa foi realizada no âmbito de um processo formativo de professores, no qual foram desenvolvidas algumas Estações dos Saberes, como a “Produção e Adubação”, que contou com a participação de Agentes de Alimentação. As informações foram obtidas por meio de audiogravação e analisadas pela Análise Textual Discursiva, sendo organizadas em uma categoria: “A coparticipação e coaprendizagem das Agentes de Alimentação na implementação de composteiras”. Dentre os resultados, destaca-se a implementação de uma composteira na cozinha da escola, em que a coprodução e a coaprendizagem possibilitaram e contribuíram para o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo social dos participantes, promovendo esses aspectos por meio do trabalho coletivo.
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