“Tenho um tablet, e agora?”: a produção de narrativas digitais como estratégia na formação de professores de ciências
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n2p31Resumo
Este estudo investigou os efeitos do processo de construção de narrativas digitais na percepção de professores de Ciências sobre o uso dos tablets na prática docente. O percurso metodológico aproxima-se da pesquisa-formação (NÓVOA, 2004) e envolveu a realização de encontros formativos para socialização de situações vividas pelos sujeitos pesquisados em sala de aula e para orientá-los quanto à confecção das narrativas digitais. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas visando à triangulação dos dados para análise qualitativa. Emergiram dos dados três eixos temáticos: a) Influências da relação pessoal e profissional com a tecnologia no processo de apropriação tecnológica; b) O papel motivador das narrativas digitais nas ações dos professores em relação ao uso das tecnologias; c) Implicações da produção das narrativas digitais sobre o papel do professor frente ao uso de tecnologias. Os resultados da investigação indicam que: 1) a experiência de confeccionar narrativas utilizando recursos digitais promoveu movimentos de aproximação e curiosidade em relação a esses recursos; 2) a proposta de narrar as experiências com o tablet em sala de aula incentivou os docentes a fazerem uso pedagógico desse recurso; 2) a produção da narrativa digital conduziu os sujeitos à reflexão sobre o papel do professor frente ao uso pedagógico das tecnologias, e esse fato contribuiu com o processo de formação continuada dos sujeitos. Assim, a produção de narrativas digitais pelos professores em situação de formação mostrou-se como um instrumento de reflexão sobre a prática docente mediada pelas tecnologias ao mesmo tempo em que fomentou o uso pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à revista Alexandria os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.