“Tenho um tablet, e agora?”: a produção de narrativas digitais como estratégia na formação de professores de ciências

Autores

  • Vanessa Aparecida dos Santos Centro Universitário de Itajubá
  • Alessandra Rodrigues Universidade Federal de Itajubá
  • Mikael Frank Rezende Junior Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n2p31

Resumo

Este estudo investigou os efeitos do processo de construção de narrativas digitais na percepção de professores de Ciências sobre o uso dos tablets na prática docente. O percurso metodológico aproxima-se da pesquisa-formação (NÓVOA, 2004) e envolveu a realização de encontros formativos para socialização de situações vividas pelos sujeitos pesquisados em sala de aula e para orientá-los quanto à confecção das narrativas digitais. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas visando à triangulação dos dados para análise qualitativa. Emergiram dos dados três eixos temáticos: a) Influências da relação pessoal e profissional com a tecnologia no processo de apropriação tecnológica; b) O papel motivador das narrativas digitais nas ações dos professores em relação ao uso das tecnologias; c) Implicações da produção das narrativas digitais sobre o papel do professor frente ao uso de tecnologias. Os resultados da investigação indicam que: 1) a experiência de confeccionar narrativas utilizando recursos digitais promoveu movimentos de aproximação e curiosidade em relação a esses recursos; 2) a proposta de narrar as experiências com o tablet em sala de aula incentivou os docentes a fazerem uso pedagógico desse recurso; 2) a produção da narrativa digital conduziu os sujeitos à reflexão sobre o papel do professor frente ao uso pedagógico das tecnologias, e esse fato contribuiu com o processo de formação continuada dos sujeitos. Assim, a produção de narrativas digitais pelos professores em situação de formação mostrou-se como um instrumento de reflexão sobre a prática docente mediada pelas tecnologias ao mesmo tempo em que fomentou o uso pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Biografia do Autor

Vanessa Aparecida dos Santos, Centro Universitário de Itajubá

Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Itajubá. Especialista em Educação a Distância pela Universidade Norte do Paraná e graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Itajubá. Atualmente, é coordenadora pedagógica do Colégio FEPI e professora do curso de Pedagogia no Centro Universitário de Itajubá.

Alessandra Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestra em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Graduada em Letras e especialista em Língua Portuguesa (Uniplac). Professora adjunta da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Unifei.

Mikael Frank Rezende Junior, Universidade Federal de Itajubá

Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação pela UFSC. Licenciado em Física (UFSC). Professor Associado da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Unifei.

Downloads

Publicado

2018-11-28

Edição

Seção

Artigos