Situações didáticas olímpicas (SDOs): ensino de olimpíadas de matemática com arrimo no software Geogebra como recurso na visualização

Autores

  • Francisco Regis Vieira Alves Instituto Federal de Educação

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n1p319

Resumo

 As Olimpíadas de Matemática adquiriram um espaço importante em nosso país, sobretudo, ao tipo de modalidade que oportuniza a participação de grande quantidade de estudantes das escolas públicas, como no caso das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Por outro lado, se mostra imprescindível proporcionar, para uma quantidade maior de estudantes (não competidores oficiais), um contato maior e expressivo com uma cultura matemática que costuma atingir diretamente apenas aos estudantes (mais habilidosos) competidores e os professores oficialmente envolvidos com as Olimpíadas. Dessa forma, o presente trabalho apresenta a noção de Situação Didática Olímpica (SDO) que, por intermédio dos pressupostos da Teoria das Situações Didáticas (TSD), possibilita uma abordagem diferenciada para Problemas Olímpicos (POs), com ênfase declarada na visualização, proporcionada pelo software GeoGebra. Por conseguinte, a noção de (SDO) proporciona uma perspectiva e uma proposta de veiculação e de mediação do conhecimento matemático que busca disseminar uma perspectiva diferenciada para professores de Matemática em formação inicial.

Biografia do Autor

Francisco Regis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação

Professor Titular do departamento de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE, Campus Fortaleza. Bolsista de Produtividade do CNPQ – PQ2. Docente Permanente do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática – PGECM/IFCE, Docente Permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica – PROEPT/IFCE.

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Publicado

2020-05-13

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Artigos