Algumas compreensões de licenciandos em Física sobre o fenômeno das mudanças climáticas

Autores

  • Danielle Aparecida dos Reis
  • Luciano Fernandes Silva Departamento de Física e Química (UNIFEI).
  • Agenor Pina Departamento de Física e Química (UNIFEI).

Resumo

O processo de contextualização dos conteúdos escolares tem sido visto como um dos caminhos para elaborar e efetivar propostas educativas que aproximem os estudantes das reais condições da articulação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Nesse sentido, nos chama a atenção os trabalhos que propõem a contextualização dos conteúdos escolares partindo de abordagens educativas relacionadas com temas controversos, sobretudo aqueles que envolvem o tema Mudanças Climáticas. Todavia, existem alguns obstáculos que nos impedem de tratar de temas controversos em nossas atividades educativas, sendo que um deles está diretamente relacionado aos nossos processos de formação inicial. Com a ajuda de dois questionários abertos procuramos investigar algumas compreensões que os Licenciandos em Física de uma universidade pública possuem a respeito do tema Mudanças Climáticas. Nossos resultados indicam que a maior parte dos futuros professores não estão devidamente preparados para trabalhar com o tema Mudanças Climáticas como um tema controverso em suas atividades educativas.

Biografia do Autor

Danielle Aparecida dos Reis

Graduada em Física licenciatura pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) (2010).

Luciano Fernandes Silva, Departamento de Física e Química (UNIFEI).

Graduado em Física pela Universidade de São Paulo
(USP-1996), mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-2001) e doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-2007). Atualmente é professor Adjunto Doutor do Departamento de Física e Química da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

Agenor Pina, Departamento de Física e Química (UNIFEI).

Bacharel e Licenciado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestre em Física pela Universidade de São Paulo (1994) e Doutor em Astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2002). Atualmente é professor adjunto da
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

Downloads

Publicado

2011-11-01

Edição

Seção

Artigos