Formação de professores para o ensino de astronomia: efeitos de sentido sobre a prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2021.e75620

Resumo

Neste trabalho apresentamos os efeitos de sentidos produzidos por professores após participarem de um curso de formação continuada em Ensino de Astronomia. Entendemos que essa pesquisa se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, visto que esta se preocupa em estudar as subjetividades, estabelecidas ou não entre os interlocutores do discurso. Os dados aqui obtidos tratam do recorte de discurso produzidos por professores participantes de um curso de formação continuada e foram analisados sob a luz da Análise de Discurso de linha francesa. Os resultados apontam, principalmente, para o fato de o curso favorecer a certas condições de produção que proporcionaram aos esses professores uma prática reflexiva

Biografia do Autor

Sioneia Rodrigues da Silva, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP/Bauru. Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (GPEC) e membro da equipe do Observatório Didático de Astronomia da UNESP/Bauru. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Educação em Astronomia com foco na divulgação científica.

Rodolfo Langhi, Universidade Estadual Paulista

Docente do departamento de Física e do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP/ Bauru. Coordenador do Observatório Didático de Astronomia da mesma universidade e membro da Comissão de Ensino e Divulgação da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). Desenvolve pesquisas, projetos, palestras e publicações com temas sobre divulgação e Educação em Astronomia e formação de professores.

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Publicado

2021-11-16

Edição

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Artigos