Caderno de Arte

Autores

  • Aide Esmeralda López Olivares
  • Roberta Bentes Flores Bayma
  • Anderson Lopes dos Santos
  • Inez Virley Rocha de França
  • Rosiane Oliveira
  • Lilian Thiago Montanha
  • José Alexsandro de Araújo Nascimento

Palavras-chave:

Caderno de Arte, Saúde Mental

Resumo

O Caderno de Artes dos Cadernos Brasileiros de Saúde Mental compõe a revista desde 2019. Trata-se de um recorte de linguagem dentro de uma revista científica permitindo que a arte tome seu espaço com sua intrínseca liberdade. Num primeiro momento convidamos artistas com vivências e obras relacionadas à arte e saúde mental para compor os cadernos. Para o atual número especial e para os próximos números criamos uma chamada permanente de submissão de obras de artistas que conduzirem um diálogo com os objetivos dos Cadernos Brasileiros de Saúde Mental a partir do uso de apresentações formais de recursos iconográficos, literários, poéticos, audiovisuais, entre outros. Assim, a revista oportuniza coerentemente que saberes oriundos das práticas produtoras de potência para vidas em diversidades subjetivas sejam incluídas, apreciadas, aprendidas.   

O número temático "Experiências exitosas de cuidado, serviços, programas e políticas orientadas por recovery e ações promotoras da cidadania" , devido ao êxito na resposta à chamada, foi dividido em dois volumes, no primeiro  o Caderno de Artes conta com dois trabalhos artesanais, 7 poesias, 2 gravuras e 7 pinturas. O segundo volume o Caderno de Artes apresenta  3 pinturas, 1 poesia, 1 narrativa e 2 contos. As obras são oriundas de diversos países, organizações, instituições e vivências distintas, o que garante a diversidade das experiências exitosas na universal linguagem da arte.

Referências

Trabalhos autorais.

Copyright works.

Downloads

Publicado

2021-07-15

Como Citar

ESMERALDA LÓPEZ OLIVARES , A.; BENTES FLORES BAYMA, R.; LOPES DOS SANTOS, A. .; VIRLEY ROCHA DE FRANÇA, I. .; OLIVEIRA, R. .; THIAGO MONTANHA, L. .; DE ARAÚJO NASCIMENTO, J. A. Caderno de Arte. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 13, n. 36, p. 250-261, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/82822. Acesso em: 21 out. 2021.