Práticas de letramento acadêmico no Facebook

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2016v69n3p13

Resumo

No Brasil, no âmbito acadêmico, identificamos diversos cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu voltados para professores. Diante disso, a partir de uma perspectiva social do letramento (LEA; STREET, 1998; LILLIS; SCOTT, 2007), analisamos, neste artigo, as práticas de letramento acadêmico ocorridas no Facebook, tomado como Ambiente Virtual de Aprendizagem, de um curso de especialização em Linguagem e Tecnologia, com o objetivo de compreender os signi?cados da escrita acadêmica nesse contexto. Pudemos perceber pelos resultados deste trabalho que os significados da escrita para os participantes constituem o que foi denominado de modelo autônomo de letramento (STREET, 1984); evidenciando a natureza tensa e conflituosa nas interações mediadas pela escrita nesse curso de especialização.

Biografia do Autor

Raquel Aparecida Soares Reis Franco, Instituto Federal de Minas Gerais

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Doutorado em Educação pela linha de pesquisa Educação e Linguagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Maria Lúcia Castanheira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas. Doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade da Califórnia, Santa Barbara.

Referências

ALLEGRETTI, S. Aprendizagem nas redes sociais virtuais: o potencial da conectividade em dois cenários. Revista Contemporaneidade Educação e Tecnologia, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 53-60, Abr. 2012. Disponível em: <https://revistacontemporaneidadeeducacaoetecnologia02.files.wordpress.com/2012/04/pucsp_2012.pdf>. Acesso em: 01 abr. 2015.

ALMEIDA, E. Aprendizagem Situada e Letramentos Digitais no Estágio Supervisionado de Espanhol. (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BARTON, D. Literacy: an Introduction to the Ecology of Written Language. London: Blackwell, 1994.

BUZATO, M. Letramentos digitais e formação de professores. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO EDUCAREDE, 3., 2006, São Paulo. Anais... São Paulo: CENPEC, 2006. p. 1-7.

CERUTTI-RIZZATTI, M. E.; DAGA, A. C. O ato de ler e a formação docente na EaD. Revista Letrônica, v. 3, n. 2, p. 153-166, dez. 2010.

DIONÍSIO, M. L. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. GAYDECZKA, B. BRITO, K. (org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

FAIRCLOUGH, N. Discourse and social change.UK: Polity Press and Blackwell Publishers Ltd.,1992.

FIAD, R. A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, v. Eletrônico, n. Especial, parte 2, 2011.

FRANCO, R. Práticas de Escrita em um Contexto de Formação Continuada: um estudo etnográfico do curso de especialização Linguagem e Tecnologia. 2015, 229f. Tese (Doutorado em Educação Tecnológica) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

GALLARDO, B. Comunicação transnacional no Facebook: uma análise discursiva das identidades digitais de professores de língua. 2013. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

GEE, J. P. Social linguistics and literacies: ideology in Discourses. 2ed. London/ Philadelphia: The Farmer Press, 1996.

GREEN, Judith; BLOOME, David. Ethnography and ethnographers of and in education: a situated perspective. In FLOOD, J; HEATH, Shirley; Lapp, D. (Ed.). Handbook of research on teaching literacy through the communicative and visual arts. New York: Simon & Schuster Macmillan, p. 181-202, 1997.

KNOBEL, M; LANKSHEAR, C. Digital literacy and digital Literacies: policy, pedagogy and research considerations for education. Digital Kompetanse, vol. 1, p. 12-24, 2006.

KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge, 2010.

IVANIC, R. Writing and Identity: The discoursal construction of identity in academic writing. New York: Benjamins, 1998.

LEA, M. R.; STREET, B. V. Student writing in higher education: an academic literacies approach. In: Studies in Higher Education, Abingdon, Oxon, UK, v. 23, n. 2, p. 157-172, 1998.

LEAL, L. Trajetória Escolar, Texto Escrito e Classe Social – um estudo longitudinal. (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2000.

LILLIS, T. “Whose Common Sense”? Essayist literacy and the institutional practice of mystery. In: JONES, C.; TURNER, J.; STREET, B. (orgs.). Students writing in the university: cultural and epistemological issues. Amsterdam: John Benjamins, p. 127-140, 1999.

LILLIS, T.; SCOTT, M. Defining academic literacies research: issues of epistemology, ideology and strategy. Journal of Applied Linguistics. vol 4.1, 2007, p.5-32. Disponível em: http://www.equinoxpub.com/JAL/article/viewArticle/4563. Acesso em 01 jun. 2012.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: REUNIÃO DO GEL – GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO, 50., 2002. São Paulo, [Anais]... São Paulo, mai. 2002.

MITCHEL, J. C. Case studies. In: ELLEN, R. F. Ethnographic research: a guide to general conduct. London, FL: Academic Press Inc., 1984. p. 237-241.

RUSSELL, D. R.; LEA, M.; PARKER, J.; STREET, B. V.; DONAHUE, T. Exploring Notions of Genre in "Academic Literacies" and "Writing across the Curriculum": Approaches across Countries and Contexts. In: BAZERMAN, C.; BONINI, A.; FIGUEIREDO, D. (Ed.). Genre in a Changing World. Fort Collins: The WAC Clearinghouse; West Lafayette: Parlor, 2009.

SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, Dez. 2002. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302002008100008>. Acesso em: 26 set. 2010.

STREET, B. Literacy in theory and practice. London: Cambridge University Press, 1984.

_____. Literacy and Multimodality. STIS Lecture: Inter-Disciplinary Seminars Laboratório SEMIOTEC, da FALE/UFMG Faculdade de Letras, Belo Horizonte, Brasil, 2012.

______. Dimensões “Escondidas” na Escrita de Artigos Acadêmicos. In: Revista Perspectiva. Florianópolis, v. 28, n. 2, 541-567, jul./dez. 2010b. Disponível em: <http://www.perspectiva.ufsc.br>. Acesso em 30 mar. 2012.

VALADARES, Marcus G. P. F. V.; MURTA, Cláudia A. R. O Facebook como ambiente virtual de aprendizagem: liberdade e reapropriação no contexto educacional. Revista Texto Livre, [Belo Horizonte], v. 2, n. 3, 2012. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/ueadsl/article/view/3655>.

Acesso em: 01 abr. 2015.

WINGATE, U. TRIBBLE, C. The Best of Both Worlds? Towards an English for Academic Purposes/Academic Literacies Writing Pedagogy. In: Studies in Higher Education, Vol. 37, No. 4, 06. 2012, p. 481-495.

Downloads

Publicado

2016-09-27

Edição

Seção

Artigos