Apropriação cultural: produções teatrais brasileiras de Waiting for Godot, de Samuel Beckett

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2020v73n2p35

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir, primeiramente e brevemente, as características experimentais que Samuel Beckett (1906-1989) imprimiu em Waiting for Godot (1948-1949), entre elas a implosão de elementos dramáticos e a inscrição de instruções detalhadas de execução no próprio texto , criando assim um modelo de desempenho para o qual ele exigia respeito. Assim, após abordar a primeira incursão de Godot em 1955 no Brasil, será apresentado um panorama histórico de algumas produções teatrais da peça, principalmente em termos de sua concepção e recepção crítica, à luz das perspectivas teóricas de Oswald de Andrade, José Roberto O'Shea, Patrice Pavis, Peter Burke, entre outros.

Biografia do Autor

Anna Stegh Camati, Centro Universitário Camps de Andrade - UNIANDRADE

Professora Titular do Mestrado em Teoria Literária da UNIANDRADE

Referências

ANDRADE, Fábio de Souza. Facing Other Windows: Beckett in Brazil. In: GONTARSKI, S. E. (Ed.). The Edinburgh Companion to Samuel Beckett and the Arts. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2014. p. 445-451.

ANDRADE, Oswald. Manifesto antropófago. Revista de Antropofagia I, n. 1, 1928.

ANTUNES FILHO. Espetáculo de clowns. Folha de S. Paulo. Mais. 09/04/2006, p. 6. https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs0904200618.htm.

BARTHES, Roland. Godot adulto. In: BARTHES, Roland. Escritos sobre o teatro. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2007. p. 94-98.

BECKETT, Samuel. Esperando Godot. Trad. Flávio Rangel. São Paulo: Abril Cultural, 1976.

BECKETT, Samuel. Esperando Godot. Trad. Fábio de Souza Andrade. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

BELUSI, Soraya. Quem tem medo de Beckett? O Tempo.13/04/2006. https://www.otempo.com.br/diversao/magazine/quem-tem-medo-de-beckett1.326388.

BURKE, Peter. Cultural Hybridity. Cambridge: Polity Press, 2009.

CAMARGO, Robson Corrêa de. A recepção crítica de Esperando Godot no teatro brasileiro. Revista Gestos, v. 20, ed. 40, p. 113-132, nov. 2005.

CAMARGO, Robson Corrêa de. Samuel Beckett: (Re)construindo imagens e memórias. Fênix: Revista de História e Estudos Culturais, v. 9, ano IX, n. 2, p. 1-19, 2012.

ESSLIN, Martin. The Theatre of the Absurd. Garden City, New York: Anchor Books, Doubleday and Company, 1961.

FERREIRA, Mauro. Esperando Godot. Istoé. Arte/Teatro. 30/07/2001. https://www.terra.com.br/istoegente/104/divearte/teatro_esperando_godot.htm.

FUCHS, Elinor. The Death of the Character: Perspectives on Theater After Modernism. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press, 1996.

GONTARSKI, Stanley Eugene. The Edinburgh Companion to Samuel Beckett and the Arts. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2014.

HELIODORA, Barbara. Cacilda morreu. In: HELIODORA, Barbara. Barbara Heliodora. Escritos sobre o Teatro. Org. Claudia Braga. São Paulo: Editora Perspectiva, 2007. p. 582-585.

KALB, Jonathan. Beckett in Performance. Cambridge and New York: Cambridge University Press, 1991.

LEHMANN, Hans-Thies. Postdramatisches Theater. Frankfurt: Verlag der Autoren, 1999.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático e teatro político. Sala Preta: Revista do Departamento de Artes Cênicas. São Paulo: ECA-USP, nº 3, p. 9-19, 2003.

LIUDVIK, Caio. Espetáculo de clowns. Folha de S. Paulo, Caderno Mais, 09.04.2006. https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs0904200618.htm.

MARFUZ, Luiz. Estratégias de encenação no teatro de Beckett: cânone e rupturas. Anais ABRACE, v. 11, n.1, p. 1-6, 2010.

MARINIS, Marco de. The Semiotics of Performance. Trans. Áine O’Healy. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press, 1993.

O’SHEA, José Roberto. Impossibilities and Possibilities: the Challenges of Dramatic Performance Analysis. Estudos Anglo-Americanos, n. 40, p. 6-18, 2013.

PAVIS. Patrice. Analyzing Performance: Theatre, Dance and Film. Translated by David Williams. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 2006.

PAVIS. Patrice. Dictionary of the Theatre: Terms, Concepts and Analysis. Trans. Christine Shantz. Toronto and Buffalo: University of Toronto Press, 1998.

PAVIS. Patrice. Towards Specifying Theatre Translation. In: PAVIS. Patrice. Theatre at the Crossroads of Culture.Trans. Loren Kruger. London and New York: Routledge, 1992. p. 136-159.

PRADO, Décio de Almeida. Adeus a Cacilda. In: PRADO, Décio de Almeida. Exercício Findo. São Paulo: Perspectiva, 1987. p. 277-279.

REINATO, Eduardo José. Beckett with Curupira Feet: Group Máskara and Receptions to Beckett in the Interior of Brazil. In: BUENO, Eva Paulino; CAMARGO, Robson Corrêa de (orgs). Brazilian Theatre, 1970-2010: Essays on History, Politics and Artistic Experimentation. Jefferson, North Carolina: McFarland and Company, 2015. p. 233-245.

ROBINSON, Marc (ed.). Maria Irene Fornes. Baltimore, Maryland: The John Hopkins University Press, 1999.

ROBINSON, Marc. The Other American Drama. Baltimore, Maryland: The John Hopkins University Press, 1997.

SANTOS, Mario Vitor. Zé Celso revive Cacilda com Bete Coelho, sexo e drogas. Folha de S. Paulo. 5/09/1998. https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq05099803.htm.

SANTOS, Valmir. A solidão povoada de Antunes Filho. Telejornal: leituras de cena. 10/5/2019. https://teatrojornal.com.br/2019/05/a-solidao-povoada-de-antunes-filho/.

SANTOS, Valmir. Godot ecológico. Folha de S. Paulo. Ilustrada. 31/01/2006. https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq3101200607.htm.

SANTOS, Valmir. Zé Celso monta no Rio Esperando Godot, clássico de Beckett. Folha de S. Paulo. 16/07/2001. https://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u15513.shtml.

SZONDI, Peter. Theorie des Modernen Dramas 1880-1950. Frankfurt: Suhrkamp Verlag, 1956.

VAN STEEN, Edla. Eva Wilma: arte e vida. Coleção Aplauso. São Paulo: Imprensa Oficial, 2006. https://livraria.imprensaoficial.com.br/media/ebooks/12.0.813.201.pdf.

VILLELA, Gabriel. Esperando Godot estreia com elenco feminino. Estado de S. Paulo. 3/2/2006. https://cultura.estadao.com.br/noticias/musica,esperando-godot-estreia-com-elenco-feminino,20060203p3667.

WILMA, Eva. Eva Wilma defende o teatro de ideias. Entrevista. Folha de S. Paulo. Ilustrada. 9/5/2007. https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0905200709.htm.

Publicado

2020-05-25