Os dois “multis” e a Pedagogia dos multiletramentos: “parceria ubíqua” na educação pública de Inglês no contexto brasileiro para adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2022.e82563

Resumo

Os livros didáticos de inglês têm uma longa tradição no setor público da educação brasileira. Na maioria das vezes, eles são os únicos recursos pedagógicos para as práticas de ensino na sala de aula da escola pública. Estes livros são submetidos a um Programa Nacional de Avaliação e esta política educacional pública tem tido impactos positivos sobre eles. Este artigo analisa uma das unidades de uma série de livros didáticos de inglês para adolescentes que foi aprovada em 2020. Nossa análise se concentra nos dois “multis”, na pedagogia dos multiletramentos e no papel ativo que os alunos de hoje desempenham na aprendizagem. Também destacamos algumas alternativas de aperfeiçoamento e ressaltamos algumas sugestões para o professor de inglês. O método de pesquisa documental dentro do paradigma qualitativo sustenta nossa análise. Nossos resultados mostram que a unidade segue os princípios dos dois “multis” e do ciclo de processos do conhecimento da pedagogia dos multiletramentos, embora seu desenho pedagógico possa ser aprimorado. Nossa análise também revela que ainda há muito a ser feito se considerarmos a responsabilidade que os alunos devem assumir no processo de aprender.

Biografia do Autor

Ana Emília Turbin, UnB - Brasília

Possui graduação em Língua e Literatura Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010). Fez seu primeiro pós doutorado com bolsa Pós doc CAPES na Universidade Federal do Tocantins com orientação do prof Dr. Wagner Silva, na área de Formação do professor e escrita de relatório de Estágio Supervisionado (2010-2011) Fez seu segundo pós doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais, com a supervisao da Profa Dra Reinildes Dias na area de tecnologia e educação no POSLIN (2019 a 2020)..Atualmente é professora adjunta IV (4)da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Língua Estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Estrangeira, ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira(Inglês), discurso, formação de professor de LE, estágio supervisionado , Multiletramento e Multimodalidade, Clil: Abordagem de conteudo e linguagem integrados, e outros temas pertinentes ao campo da formação do professor e do ensino de LE.

 

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Publicado

2022-02-09