Os dois “multis” e a Pedagogia dos multiletramentos: “parceria ubíqua” na educação pública de Inglês no contexto brasileiro para adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2022.e82563Resumo
Os livros didáticos de inglês têm uma longa tradição no setor público da educação brasileira. Na maioria das vezes, eles são os únicos recursos pedagógicos para as práticas de ensino na sala de aula da escola pública. Estes livros são submetidos a um Programa Nacional de Avaliação e esta política educacional pública tem tido impactos positivos sobre eles. Este artigo analisa uma das unidades de uma série de livros didáticos de inglês para adolescentes que foi aprovada em 2020. Nossa análise se concentra nos dois “multis”, na pedagogia dos multiletramentos e no papel ativo que os alunos de hoje desempenham na aprendizagem. Também destacamos algumas alternativas de aperfeiçoamento e ressaltamos algumas sugestões para o professor de inglês. O método de pesquisa documental dentro do paradigma qualitativo sustenta nossa análise. Nossos resultados mostram que a unidade segue os princípios dos dois “multis” e do ciclo de processos do conhecimento da pedagogia dos multiletramentos, embora seu desenho pedagógico possa ser aprimorado. Nossa análise também revela que ainda há muito a ser feito se considerarmos a responsabilidade que os alunos devem assumir no processo de aprender.
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