Processos avaliativos em contexto bi/multilíngues: e agora professora?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2024.e99565

Palavras-chave:

Avaliação, Abordagens CLIL, Bi/multilinguismo

Resumo

Devido ao crescente número de escolas bi/multilíngues em nosso país, é imprescindível um estudo dos modos de avaliar nesse contexto. Nesse sentido, o presente trabalho visa discutir os processos avaliativos no ensino bi/multilíngue no contexto brasileiro com a abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning/Aprendizado Integrado de Conteúdo e Língua), e compreender como eles estão estabelecidos dentro desse contexto. Com esse propósito, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre pesquisas que abordam a avaliação na educação bi/multilíngue e/ou em contexto de CLIL, bem como quais estratégias e/ou técnicas são utilizadas nesta abordagem de aprendizagem com foco na língua inglesa. As pesquisas revelaram que os tipos de avaliação mais difundidos nesse meio escolar são o somativo e o formativo. As pesquisas relatam também que a abordagem CLIL proporciona o uso da língua em práticas autênticas, uma vez que não foca o aspecto gramatical e formal da língua, fazendo-a existir como uma ponte que une mundos.

Biografia do Autor

Andressa Cristina Molinari, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com período de doutorado sanduíche na Universidade da Georgia (UGA). É mestre em Estudos da Linguagem (UEL), especialista em formação de professores de Línguas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), e licenciada em Letras Estrangeiras Modernas-Inglês (UEL), e Pedagogia (UEL). É professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF), coordenadora do CITE (Writing Center UFF), coordenadora de Línguas no Minor, e vice coordenadora do Lablínguas/UFF. Seus interesses de pesquisa incluem a formação de professores de línguas, educação bi/multilíngue e políticas de internacionalização do ensino superior. 

Cristiane Moda Mota, Faculdades Londrina

Graduada em Letras/Licenciatura, com pós graduação em Educação Bilíngue, atua no ensino de língua (inglês) com crianças e adolescentes.

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Publicado

2025-02-05

Edição

Seção

Estudos Linguísticos

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