Processos avaliativos em contexto bi/multilíngues: e agora professora?
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2024.e99565Palavras-chave:
Avaliação, Abordagens CLIL, Bi/multilinguismoResumo
Devido ao crescente número de escolas bi/multilíngues em nosso país, é imprescindível um estudo dos modos de avaliar nesse contexto. Nesse sentido, o presente trabalho visa discutir os processos avaliativos no ensino bi/multilíngue no contexto brasileiro com a abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning/Aprendizado Integrado de Conteúdo e Língua), e compreender como eles estão estabelecidos dentro desse contexto. Com esse propósito, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre pesquisas que abordam a avaliação na educação bi/multilíngue e/ou em contexto de CLIL, bem como quais estratégias e/ou técnicas são utilizadas nesta abordagem de aprendizagem com foco na língua inglesa. As pesquisas revelaram que os tipos de avaliação mais difundidos nesse meio escolar são o somativo e o formativo. As pesquisas relatam também que a abordagem CLIL proporciona o uso da língua em práticas autênticas, uma vez que não foca o aspecto gramatical e formal da língua, fazendo-a existir como uma ponte que une mundos.
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