A percepção de jovens aprendizes de segunda língua em relação à prática de revisão por pares em produção escrita

Autores

  • Karen Pupp Spinassé Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Daniele Blos Bolzan Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2016v69n1p95

Resumo

Este artigo apresenta dados de uma pesquisa que propôs a prática de revisão por pares de produção escrita em inglês a um 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola com currículo bilíngue no sul do Brasil. A pesquisa investiga a atividade colaborativa em que os alunos se engajam quando revisam as produções de seus pares e o efeito que essas revisões tiveram na reescrita dos textos. O recorte apresentado neste artigo analisa as expectativas dos aprendizes antes, bem como sua avaliação depois da prática de revisão por pares.Os dados foram obtidos através de questionários e entrevistas, e o método utilizado foi o misto(análise qualitativa e quantitativa). Os resultados mostram a abertura dos participantes a essa prática pedagógica e ao trabalho colaborativo, e demonstram o seu otimismo em relação à possibilidade de melhoria dos seus textos após a revisão do colega. Os dados também trazem contribuições em relação ao papel do professor e ao uso da segunda língua na revisão por pares.

Biografia do Autor

Karen Pupp Spinassé, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Associada do Departamento de Línguas Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Linguística Aplicada pela Technische Universität Berlin. Pós-Doutora pela Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nünrberg e pela Universidade de Potsdam, Alemanha.

Daniele Blos Bolzan, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Linguística Aplicada, UFRGS. Mestre em Linguística Aplicada, UFRGS. Licenciada em Letras Português/Inglês, UNISINOS. Professora e Coordenadora da área de Línguas Estrangeiras, IENH.

Downloads

Publicado

2016-01-26

Edição

Seção

Artigos