Ações do Laboratório de Letramento Acadêmico da USP: promovendo a escrita acadêmica na graduação e na pós-graduação

Autores

  • Marília Mendes Ferreira Universidade de São Paulo Departamento de Letras Modernas
  • Eliane Gouvêa Lousada Universidade de São Paulo Departamento de Letras Modernas

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2016v69n3p125

Resumo

A internacionalização crescente das universidades brasileiras impõe para a comunidade acadêmica do país novas demandas linguísticas: não somente leitura, mas também a comunicação efetiva de forma oral e escrita no discurso acadêmico em pelo menos duas línguas : a materna e a estrangeira (sobretudo o inglês). Entretanto, condições materiais para o atendimento dessas demandas são praticamente inexistentes nas instituições de ensino superior brasileiras (Ferreira, 2015). O objetivo desse artigo é expor uma ação que visa atender a uma dessas demandas impostas pela internacionalização - a socialização com a escrita acadêmica em inglês, francês e português não somente para fins de leitura e assimilação de conteúdo, mas sobretudo para a publicação nessas línguas. Essa ação é empreendida pelo Laboratório de Letramento Acadêmico da USP[1].


[1] http://letramentoacademico.fflch.usp.br/

Biografia do Autor

Marília Mendes Ferreira, Universidade de São Paulo Departamento de Letras Modernas

Possui graduação em licenciatura port-inglês e literaturas pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Linguística Aplicada - The Penn State University (2005). Atualmente é professora do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) na Universidade de São Paulo. Seus interesses de pesquisa envolvem aspectos do ensino e da aprendizagem de línguas estrangeiras sob a ótica sócio-histórico cultural e da teoria da atividade de segunda e terceira gerações.

Eliane Gouvêa Lousada, Universidade de São Paulo Departamento de Letras Modernas

Possui mestrado (1998) e doutorado (2006) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) na Universidade de São Paulo. Tem experiência nas áreas de desenvolvimento e formação de professores, elaboração de material didático baseado na noção de gênero textual e análise de textos e discursos, com publicações científicas nessas áreas.

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Publicado

2016-09-27

Edição

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Artigos