Letramentos em língua portuguesa e inglesa na educação superior brasileira: marcos e perspectivas

Autores

  • Vera Lucia Lopes Cristovão Universidade Estadual de Londrina
  • Isabela Rodrigues Vieira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2016v69n3p209

Resumo

Este artigo propõe-se a contribuir com o projeto Iniciativas de Leitura e Escrita no Ensino Superior (ILEES) na América Latina para a consolidação de redes.  O objetivo era o de identificar e descrever as iniciativas de ensino e pesquisa em leitura e escrita no Ensino Superior no Brasil. A partir dessa primeira etapa, foi possível identificar os principais núcleos de iniciativas à leitura e escrita. Neste artigo, propomos um trabalho voltado para a segunda etapa dessa pesquisa com a identificação de centros de escrita bem como a análise descritiva de entrevistas com os pesquisadores citados recorrentemente como referências e/ou considerados responsáveis por nucleação de grupos e/ou projetos de letramento(s) em diferentes universidades estaduais e federais do país. Para nossas análises, recorremos ao procedimento de análise do conteúdo temático das entrevistas semiestruturadas por meio da identificação dos segmentos de organização temática (SOT) e como os entrevistados (E) tratam desse tema por meio de segmentos de tratamento temático (STT), proposto por Bronckart (2008) e Bulea (2010) .Os resultados mostram cinco centros voltados para leitura e escrita acadêmica no contexto nacional ao passo que as entrevistas ressaltam aportes teóricos voltados para o letramento e apontam a escassez de trabalho para iniciativas de leitura e escrita nas universidades brasileiras e, em relação à sustentabilidade, ampliação, fortalecimento e reconhecimento são necessidades urgentes, segundo nossas entrevistadas.

Biografia do Autor

Vera Lucia Lopes Cristovão, Universidade Estadual de Londrina

Professora associada da Universidade Estadual de Londrina, membro do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem e líder do grupo de pesquisa Linguagem e Educação. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (1988), mestrado (1996) e doutorado (2002) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação da PUC-SP. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros textuais, educação inicial e continuada de professores de línguas, ensino de língua estrangeira e estudos de produção textual. 

Isabela Rodrigues Vieira, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em andamento em Letras-Português pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq do projeto ILEES, sob a orientação da Profa. Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão.

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Publicado

2016-09-27

Edição

Seção

Artigos